Analise De Investimentos
Monografias: Analise De Investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adjuc • 8/3/2014 • 5.199 Palavras (21 Páginas) • 253 Visualizações
1. Introdução........................................................................................................... 3
2. Etapa 1: Tipos de investimentos e oportunidades de negócios............................4
3.1 Passo 1: Resumo sobre Tipos de Investimentos...................................................4
3.2 Passo 2: Identificação do Tipo de Negócio...........................................................5
3.3 Passo 3: Definição do tipo de produto que a empresa comercializará..................5
3. Etapa 2: Cálculo de viabilidade econômica.........................................................5
4.4 Passo 1: Resumo sobre Fluxo de Caixa Relevante...............................................5
4.5 Passo 2: Cálculos, estimativas e Fluxo de Caixa Relevante.................................7
4. Etapa 3: Decisão a respeito da Viabilidade..........................................................9
5.6 Passo 1: Valor atual da Taxa SELIC....................................................................9
5.7 Passo 2: Resumo sobre Técnicas de Investimento...............................................9
5.8 Passo 3: Avaliação dos resultados obtidos.........................................................15
5. Etapa 4: Efeitos da inflação na Análise de Investimentos................................ 15
6.9 Passo 1: Resumo sobre O Efeito da Inflação na Análise de Investimento. O Imposto de Renda e a depreciação......................................................................15
6.10 Passo 2: Avaliação dos Efeitos da Inflação, Imposto de Renda e Depreciação sobre o Projeto Elaborado...................................................................................18
6.11 Passo 3: Análise de Risco do Projeto: “Análise de Sensibilidade”................... 18
6. Conclusão.......................................................................................................... 18
7. Referencias.........................................................................................................19
1. Introdução
Nessa Atividade Prática Supervisionada (ATPS), do 5º semestre de Administração, a nossa equipe elaborou um Projeto de Investimento em um negócio, no qual foi analisada a viabilidade econômica por meios dos critérios estudados na disciplina (TIR, VPL e Payback).
O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, e cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização. Para tanto, ele faz três considerações que influenciam a decisão: a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial.
Econômicas: Levam em conta a rentabilidade e o risco do investimento. Assim o administrador deve escolher os investimentos de maior retorno e de menor risco para a organização.
Financeiras: Levam em conta a disponibilidade de recursos próprios ou financiamentos.
Ambiente empresarial: São as considerações políticas, sociais, culturais e de meio ambiente que afetam o investimento e são as mais difíceis de analisar, pois, muitas vezes, não podem ser expressas em valores monetários.
2. Etapa 1: Tipos de investimentos e oportunidades de negócios
Esta atividade é importante para que a equipe possa reconhecer os tipos de investimentos e visualizar oportunidades de negócios.
2.1 Passo 1: Resumo sobre Tipos de Investimentos
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimento:
* Investimentos Públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos de investimentos públicos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.
* Investimentos Privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos de investimento privado são fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, dentre outros.
* Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos de investimento misto são a Petrobrás e o Banco do Brasil.
Os investimentos tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações.
A economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos. A lógica dessa informação é que, para a economia crescer, faz-se aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo PIB. Uma vez que as unidades produtivas tem capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas máquinas e instalações, para aumentar o PIB a longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos.
Os investimentos também são fundamentais para as organizações. Na verdade, a própria sobrevivência das organizações a longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizados por ela.
2.2 Passo 2: Identificação do Tipo de Negócio
A nossa equipe definiu o Tipo de Negócio a ser elaborado no Projeto de Investimento do Ramo Alimentício.
O Ramo de Alimentação tem se tornado um dos mais rentáveis
...