Analise De Investimentos
Trabalho Escolar: Analise De Investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valdez • 13/3/2014 • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 416 Visualizações
ANÁLISE DE INVESTIMENTO
1 ANÁLISE DE INVESTIMENTO
O objetivo deste artigo é de explanar as características da análise de investimento, assim como, as formas e ferramentas utilizadas com esse propósito. Embora existam diversas técnicas para a análise de investimento, ater-se-á às mais difundidas na bibliografia específica e mais utilizadas pelos gestores financeiros.
A análise de investimento reside no emprego de técnicas especificas oriundas dos princípios financeiros com o objetivo de identificar a melhor opção entre diferentes possibilidades de investimento. Tecnicamente a análise se fundamenta em equações que tenham como objetivo específico identificar e mensurar se existe ou não viabilidade em um determinado investimento, ou seja, se existe ou não rentabilidade e, caso exista, quão rentável o é.
De acordo com Kuhnen e Bauer:
O conceito de análise de investimento pode hoje ser um conjunto de técnicas que permitem a comparação entre resultados de tomada de decisões referentes a alternativas diferentes de uma maneira científica. (Kuhnen e Bauer, 2001, p. 389).
Sendo assim, é correto afirmar que a análise de investimento consiste em uma ferramenta fundamental e indispensável ao investidor com o propósito de demonstrar se pode ou não realizar o investimento em questão. Isso se faz importante uma vez que pode minimizar os riscos da operação.
Evidentemente que não se pode tratar de análise de investimento sem considerar o risco.
De acordo com Gitman (2004, p. 184) “fundamentalmente, risco é a possibilidade de perda financeira. Os ativos considerados mais arriscados são os que oferecem maiores possibilidades de perda financeira.”
Sendo assim, conclui-se que o risco é inerente ao investimento, ou seja, não existe operação de investimento sem risco. Por outro lado, também é correto afirmar que quanto maior a possibilidade de ganho/retorno, maior é o risco associado ao investimento.
Gitman (2004, p. 184) afirma que “retorno é o ganho ou perda total sofrido por um investimento em certo período.”
1.1 Formas de análise
As formas de análise mais difundidas e mais utilizadas são:
· Análise do Valor Presente Líquido – VPL
· Análise da Taxa Interna de Retorno – TIR
· Análise do Pay-Back
· Análise dos Índices Financeiros
· Economic Value Added (EVA®) – Valor Econômico Adicionado (VEA)
1.2 Análise através do valor presente líquido – VPL
A análise do valor presente líquido, ou NPV (Net Present Value) na expressão em inglês, trata-se de uma técnica onde os saldos de caixa futuros de um empreendimento são descontados a valor presente considerando-se uma determinada taxa de juros. Em resumo, o cálculo do valor presente líquido traz ao valor atual os saldos de caixa projetados.
Segundo Warren, Reeve e Fess:
O método do valor presente líquido (VPL) analisa as propostas de investimento de capital comparando o investimento de caixa inicial e o valor presente dos fluxos de caixa líquidos. [...] A taxa de juros (retorno) utilizada nas análises de valor presente líquido é estabelecida pela gerência. Essa taxa em geral baseia-se em fatores como natureza do negócio, objetivo do investimento, custo dos fundos de garantia para o investimento e taxa de retorno mínimo desejável. (Reeve e Fess, p. 356).
O resultado do cálculo do valor presente líquido deve ser interpretado da seguinte forma:
Quando o VPL for menor que zero, o investimento é inviável, isso porque os resultados de caixa futuros não serão suficientes para remunerar e recuperar o capital investido, pelo contrário, nesse caso, o rendimento será negativo apresentado perda de recursos. Se igual a zero, é indiferente, pois também não será capaz de remunerar o investimento, mas não ocorrerá perda do capital investido.
Por outro lado, quando o valor presente líquido for maior do que zero, afirma-se que o investimento é viável, pois será capaz de garantir e remunerar o capital investido.
Assim:
VPL< 0 inviável
VPL = 0 indiferente
VPL > 0 viável
A fórmula para o cálculo do valor presente líquido é:
VPL = ∑ FCt / (1 + k)t
Onde:
VPL Valor presente líquido
FC t é o fluxo de caixa para o período t
k é a taxa de corte ou retorno mínimo exigido
O exemplo a seguir demonstra o cálculo do fluxo de caixa para um investimento inicial de $ 45.000 com saldos de caixa para os cinco anos seguintes de $ 28.000, $ 12.000, $ 10.000, $ 10.000 e $ 10.000 respectivamente, e taxa de retorno considerada de 10% ao ano.
Assim teremos:
Valor presente do período 1: 25.455
Valor
...