Analise De Investimentos
Artigos Científicos: Analise De Investimentos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: simoned2013 • 21/9/2013 • 6.576 Palavras (27 Páginas) • 317 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
5º SEMESTRE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ANALISE DE INVESTIMENTOS
PROFESSOR EAD: IVONETE MELO DE CARVALHO
TUTOR PRESENCIAL: MARI ESTER
JOINVILLE / SC
INTRODUÇÃO
O ATPS tem a finalidade de proporcionar uma visão em relação ao que é investir, porem de uma forma clara sobre os tipos de investimentos e como fazer uma analise eficaz podendo demonstrar como é possível elaborar um projeto e analisar o investimento se é vantajoso para que possamos tomar decisões futuras sendo um forte empreendedor no mercado.
TIPOS DE INVESTIMENTOS
Investimento é um conceito originário da área econômica e que tem grande importância para as empresas.
Significa em sua base, “... utilizar recursos disponíveis no tempo presente, para criar mais recursos no futuro”.
Alguns exemplos de investimentos são:
Comprar uma casa, comprar um carro, guardar dinheiro etc...
Os investimentos podem ser de diversos tipos, porém divide-se em três grandes categorias:
Investimentos públicos: em geral, são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social, como: votos para o político ou governo que gerou estas melhorias para a população.
Investimentos privados: são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores. Por exemplo: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, ou seja, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimentos é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
Investimentos mistos: este investimento é mantido tanto pelo governo e entidades públicas como pessoas jurídicas e físicas de direito privado, portanto visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário e estrutura-se na forma de capital misto. Por exemplo: Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc.
IMPORTANCIA DOS INVESTIMENTOS
Os investimentos têm grande importância para a economia de qualquer país que só pode crescer com um fluxo continuo de investimento, por meio do Produto Interno Bruto (PIB) que é alavancado pelo aumento da produção de bens e serviços.
Os investimentos também são fundamentais para as organizações, pois influenciam a na sobrevivência delas a longo prazo, onde a sobrevivência esta condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. O investimento influencia nas organizações em pelo mínimo em dois aspectos:
Expansão das organizações: as organizações, principalmente as privadas, têm como seu objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor, para assim poder gerar mais retorno ao investidor. A única forma de viabilizar esse crescimento é investindo.
Reposição do capital: mesmo que não estejam em expansão, as organizações precisam de um fluxo de investimento, no mínimo suficiente para suprir o desgaste e a obsolescência das suas maquinas e equipamentos. Se essa reposição não for realizada, a organização utilizando-se de maquinas e equipamentos desgastados e ultrapassados acarretará produtos e serviços com mais custo e de menor qualidade que o de seus concorrentes, comprometendo, assim, a sua sobrevivência.
Desse modo, as organizações, pelo menos as com “saúde financeira”, conseguem manter um fluxo de investimentos a fim de garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão.
AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL
As empresas que possuem um fluxo de caixa alto tem muita preocupação com essas aplicações, pois uma vez que dadas as taxas de juros alta, podem considerar um fonte de receita para a empresa.
As principais opções de aplicações financeiras no Brasil são:
Certificado de Depósito bancário - são títulos de renda fixa, representativos de depósitos a prazo, utilizados pelos bancos comerciais como mecanismos de captação de recursos.
Caderneta de Poupança - A caderneta de poupança é um investimento tradicional, conservador e muito popular entre investidores de menor renda.
Debênture - Título emitido por uma sociedade anônima para captar recursos, visando investimento ou financiamento de capital de giro. Este tipo de título garante ao comprador uma renda, ao contrário das ações, cuja renda é variável. O portador de uma debênture (debenturista) é um credor da empresa que a emitiu, ao contrário do acionista, que é um dos proprietários dela. Os investidores que compram as debêntures recebem uma taxa de juros fixa ou variável sobre o valor emprestado, além do pagamento do principal correspondente ao valor unitário da debênture. Normalmente os prazos para pagamento são superiores há um ano.
Ações de empresas – As ações são instrumentos de renda variável e seus proprietários obtém retorno do investimento de duas formas: Recebimento de dividendos ou ganhos de capital quando as ações aumentam de valor.
Fundos de Investimentos - é uma comunhão de recursos financeiros, captados de pessoas físicas e/ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Isto é, os recursos de todos os investidores de um fundo de investimento são utilizados para comprar bens (títulos e valores mobiliários), que passam a pertencer a todos os investidores do fundo em questão, na proporção de seus investimentos.
Quase todos os bancos comerciais possuem esse tipo de investimento e não é preciso ser correntista para investir.
Basta apenas comparecer uma agência bancária
...