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Analise E Desenvolvimento De Sistemas

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Por:   •  25/10/2014  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  309 Visualizações

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SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

2 Objetivo 2

3 estudo de caso 3

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Hoje estamos em um mercado competitivo e corrido. Em todas as áreas no mercado de trabalho nós encontramos pessoas que possuem pouco tempo sobrando para dedicar-se à qualidade do seu serviço. Se pararmos para simplesmente olhar um único ponto, enfatizando que devemos focar em apenas um único objetivo, com certeza iremos ser esmagados pela correnteza da vida em um mercado tão amargo. Deixando assim de lado a concentração e observação de longo prazo, para nos aderir a rápidas decisões e difíceis conclusões de ideias necessárias para a nossa realização pessoal e empresarial.

Sommerville (2003. P. 84) disse que “Em princípio, a especificação de requisitos funcionais de um sistema deve ser completa e consistente”.

Não devemos simplesmente deixar as coisas passarem sem ao menos nos preocuparmos com o amanhã, e forcarmos apenas no hoje, pois precisamos nos precaver para não vermos nossos sonhos se desmoronarem na nossa frente como uma montanha de neve se despencando em meio ao vão. Para isso em um mercado de trabalho tão exigente e difícil existe meios de elaborar projetos mais confiáveis e de boa qualidade. Um projeto não é apenas uma palavra forte e admirável para ser dita e apreciada por profissionais e clientes, mas um caminho para ser seguido e fortemente enriquecido com o intuito de alcançar a tão sonhada qualidade.

“O sistema é uma ‘caixa-preta’ cujo comportamento somente pode ser determinado estudando-se suas entradas e saídas relacionadas” (Sommerville , 2003, p. 378, grifo do autor).

O foco não está na perfeição, pois nós humanos já somos “perfeitos”, em cima disso indago que o objetivo está nas mudanças. Desde o inicio o mundo veio mudando, nós evoluindo, e o tempo passando, por isso é preciso perseverança e não “atirar pedras no escuro”. Nós sabemos que o tempo é curto, e demora muito para nos tornamos quem queremos ser. Devemos pensar no hoje, de tal forma que reflita no amanhã, sem perder o senso de espaço e realidade. Pois a dificuldade está naquilo que não foi planejado, afinal se algo pode ser previsto também pode ser concretizado!

2 Objetivo

Em um projeto simples, como a construção de uma página web, podemos usar etapas bem definidas e de fácil elaboração. Um ciclo de vida deve ser escolhido, pois precisamos saber como iremos proceder no decorrer do projeto, ou seja, o que faremos a cada processo. Podemos também construir uma WBS – Work Breakdown Structure com o intuito de analisar o que será feito em cada etapa do nosso ciclo de vida, mas com tudo isso é cobrado também um cronograma, pois os clientes querem datas definidas.

O objetivo desse projeto é pesquisar e analisar um possível sistema em uma plataforma web que atenda às necessidades de uma empresa de compra de filmes na web. Será abordado o ciclo de vida adequado para consecução das etapas, com o objetivo de colher informações necessárias que se façam entender o que o cliente deseja. Com os requisitos já levantados será construído uma WBS para controlar as ações dos integrantes do projeto. Essa WBS irá auxiliar na execução de cada etapa do ciclo de vida. Um cronograma será elaborado, pois datas são marcadas e a previsão das entregas devem ser cumpridas. O cronograma é apenas para manter os analistas, gerente e programadores atualizados e equilibrados perante o tempo, afinal é necessário um foco, algo que mantenha a capacidade de cumprir prazos e horários.

3 estudo de caso

Compra de filmes Mozer WEB é uma empresa do grupo Todos. O negócio Compra de filmes Mozer WEB possibilita a locação de filmes que estarão disponíveis, além dos canais que você já paga em sua assinatura de TV a cabo. As mensalidades são de R$ 15,50 para que o cliente tenha acesso a biblioteca de filmes disponíveis, os quais poderão ser locados por valores que variam de R$ 2,50 e R$ 4,00 este serviço abrange todo o Brasil.

3.1.1 Ciclo de Vida

A melhor abordagem para um determinado projeto depende, em grande parte, da natureza do projeto e da natureza da organização. A escolha de um ciclo de vida errado pode atrasar a entrega do sistema ou até concluir um trabalho mau feito, por isso é preciso analisar os requisitos da organização onde se vai prestar o serviço para desenvolver o software. Partindo para a prática, a prototipagem funciona melhor para projetos de pequeno e médio porte. Ela funciona bem onde a cultura suporta equipes funcionalmente mistas. A prototipagem pode ser combinada com a abordagem em espiral e ser usada para um ou mais dos subprojetos em um desenvolvimento em espiral.

A prototipagem descreve uma abordagem que tenta satisfazer as necessidades do usuário focalizando a interface do usuário. Os estágios do projeto e de desenvolvimento, no que concerne à interface de usuários, repetem-se até que o usuário esteja satisfeito.

Graças às funcionalidades do ciclo de vida em prototipagem, podemos voltar no início do processo, ou seja, no levantamento das necessidades, ou na segunda fase do processo, que é a análise de alternativas. Como os envolvidos no projeto são extremamente ocupados, conseguindo apenas 3 horas semanais para se dedicarem ao desenvolvimento do software, utilizando esse ciclo de vida conseguiremos, com o pouco de tempo de reunião, obter bons resultados positivos. Pois o contato será diretamente com os usuários, podendo nos informar rapidamente alguma dúvida ou insatisfação. Como os requisitos já são conhecidos, só nós restará obter dados baseados no conhecimento empírico de cada usuário. Com o desenvolvimento WEB poderemos mostrar e fazer testes onde estivermos, basta possuir as ferramentas necessárias. E o mais importante, com esse ciclo de vida os desenvolvedores do sistema podem interagir juntamente com o ciclo de vida em espiral, como foi dito no início do texto. No ciclo de vida em espiral poderemos reservar uma versão teste para os clientes, e receberemos o feedback através do e-mail. Mantendo contato com os clientes, sempre os informaremos quando a atualização estiver pronta, e antes de colocá-la para funcionar, basta usar um protótipo para fazer o teste e aplicar os procedimentos do ciclo de vida prototipação.

3.1.2 WBS – WORK BREAKDOWN STRUCTURE

Antes de observar a WBS é preciso ter uma ideia do que ela é, e

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