Analise Horizontal E Vertical
Artigos Científicos: Analise Horizontal E Vertical. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: andressa200 • 15/3/2015 • 1.518 Palavras (7 Páginas) • 2.227 Visualizações
1 ANÁLISE HORIZONTAL E VERTICAL
Segundo Silva (2001, p. 203) os métodos de análises verticais e horizontais proporcionam uma importante contribuição na interpretação da estrutura e da tendência dos números de uma empresa.
Análise Horizontal: (de Evolução ou Crescimento).
Análise Vertical: (de Estrutura ou Composição).
Esses índices compõem uma importante etapa preparatória para análise, onde se obtêm as variações patrimoniais tanto de diferentes períodos quanto dos diversos grupos existentes nas demonstrações.
Usando a análise vertical, pode-se conhecer a estrutura dos recursos aplicados no ativo, bem como as fontes de recursos do passivo. Já a análise horizontal terá a evolução de cada item em relação ao primeiro ano de cada série utilizada para análise.
Os dois índices apresentados, avaliados em conjunto são capazes de evidenciar de forma mais completa as variações ocorridas, auxiliando nos processos de verificação dos pontos em que há a necessidade de se tomar um cuidado maior. Portanto pode se afirmar que a analise horizontal e vertical completam-se e até sobrepõe-se.
Essas análises são técnicas para analisar as demonstrações financeiras. As características da analise vertical e horizontal é comparar valores de certo período, com valores do período anterior para mostrar a relevância, crescimento ou decrescimento.
Os métodos de análise horizontal e vertical avaliam o desempenho empresarial contribuindo na interpretação da estrutura e na identificação de tendências futuras dos números das demonstrações financeiras.
Para Assaf Neto (2002, p. 99) “[...] as comparações dos valores absolutos através do tempo (análise de suas evoluções) e, entre si, relacionáveis na mesma demonstração, são desenvolvidas, respectivamente, por análise horizontal e vertical.”
A análise horizontal e vertical complementa a análise da situação financeira da empresa levantando principalmente questões sobre a mudança da tendência dos números e a participação das contas na estrutura da demonstração financeira da qual faz parte. Por demonstrarem principalmente tendências, a análise vertical e horizontal devem ser utilizadas juntamente com outras ferramentas de análise para se chegar a real situação econômica e financeira da empresa.
A análise horizontal e vertical devem ser entendidas como parte dos instrumentos de trabalho do analista e não como instrumentos únicos. Na maioria das vezes, o método de análise horizontal e vertical, em vez de esclarecer os fatores que afetaram a performance e a saúde financeira de uma empresa, indicam a necessidade de o analista buscar outras fontes de informações que possam explicar a mudança na tendência dos números, isto é, em vez de oferecer respostas, ajuda a levantar questões. Isto já é de grande contribuição para a análise. (SILVA 2001, p. 226)
Constituindo-se de comparações à análise horizontal verifica a evolução das contas ao longo dos anos e a análise vertical mostra a representatividade de cada conta dentro das demonstrações contábeis em relação a determinado referencial, podendo neste último caso verificar com o passar dos anos o aumento ou redução da participação das contas que compõem a demonstração financeira.
Em vista das dificuldades que o administrador ou analista possui para analisar e dimensionar os riscos da empresa faz-se necessário o uso de ferramentas disponíveis. Dentre elas, pode-se citar a análise vertical e horizontal que indica a necessidade de o analista buscar outras fontes de informações além das utilizadas, que possam explicar as mudanças na tendência dos números, ou seja, em vez de oferecer respostas, auxilia no levantamento de questões.
Logo, o método de análise horizontal e vertical, na grande maioria, não esclarece os fatores que afetaram a performance e a saúde financeira de uma empresa, mas ajuda a levantar questionamentos sobre as variações das contas apresentadas nas demonstrações financeiras.
A partir disto, pode-se dizer que a análise vertical tem como objetivo, mostrar a importância de cada conta em relação à demonstração financeira analisada e, através de comparações com padrões ou com números da própria empresa em anos anteriores, permitir dizer se há itens fora das proporções normais.
O objetivo da análise horizontal é permitir o exame da evolução histórica das contas que fazem parte das demonstrações financeiras e consequentemente, expor conclusões sobre a evolução da empresa. Visando ilustrar com mais detalhes o processo de análise horizontal, considera-se o balanço patrimonial resumido e a evolução nominal calculada de seus vários elementos patrimoniais.
A finalidade principal da análise horizontal é apontar a variação de itens das Demonstrações Contábeis através de períodos, a fim de caracterizar tendências. Trata-se de discernir o ritmo de crescimento dos vários itens. A análise horizontal também é conhecida como análise de tendência ou análise de evolução.
A análise vertical também é conhecida por análise de estrutura. Sua técnica é bastante simples, pois consiste em dividir todos os elementos do ativo pelo valor do total desse mesmo ativo e todos os valores do passivo pelo total desse passivo, obtendo-se assim, o percentual que cada elemento representa do todo. Na demonstração de resultados, o elemento que será o divisor dos demais itens é a receita líquida, e os percentuais vão indicar o quanto cada elemento do resultado representa em relação a essa receita líquida. Justamente por possuir essa capacidade de mostrar o quanto cada elemento representa do todo é que a análise vertical é chamada de análise estrutural.
Conforme Blatt (2001) a Análise Vertical tem por objetivo determinar a relevância de cada uma das contas em relação ao total. No Balanço Patrimonial toma-se por base o capital total e calcula-se a participação relativa de cada conta. Na Demonstração de Resultados o valor base é o valor da Receita Operacional Líquida.
Tem por objetivo demonstrar o crescimento ou queda ocorrida em itens que constituem as demonstrações contábeis em períodos consecutivos. A análise horizontal compara percentuais ao longo de períodos, ao passo que a análise vertical compara-os dentro de um período. Esta comparação é feita olhando se horizontalmente ao longo dos anos nas demonstrações financeiras e nos indicadores (BLATT, 2001, p.60).
O propósito da análise vertical (AV) é mostrar a participação relativa de cada item de uma demonstração
...