Analista Sistema
Monografias: Analista Sistema. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: admeli • 19/9/2014 • 272 Palavras (2 Páginas) • 516 Visualizações
Nesta aula-tema, vamos aprender mais sobre o uso ético das informações e a segurança das informações. Se todas as ações humanas fossem pautadas pela ética, não teríamos problemas com desvios de informações intelectuais das empresas.
A ética é fazer o correto sem a necessidade de imposição de leis e regras, mas nem sempre é assim. Adotar limites e políticas dentro das empresas faz-se necessário para a segurança das informações e integridade dos dados coletados. A segurança das informações é fator fundamental para a sobrevivência das empresas, pois garante que as informações não saiam das organizações, assim como que pessoas mal intencionadas não tentem invadir os computadores, demandando às empresas a contratação de especialistas em segurança da informação.
Alinhada a esse tema, uma série de softwares de segurança – como antivírus, filtros de entrada e saída de informação (firewall), entre outros softwares – é instalada nos computadores das empresas. Não é nada agradável quando uma pessoa divulga informações alheias na internet, principalmente informações de poder pessoal e profissional, que demandam a criação e aprovação de novas leis pelo governo brasileiro, restando-nos esperar seu devido cumprimento.
Para garantir a segurança das informações, vamos conhecer técnicas de criptografias, em que toda a informação é codificada para envio e depois decodificada em seu destino. Também vamos conhecer as formas de acesso às informações, utilizando usuário e senha, cartões inteligentes, token e acessos biométricos.
Bons estudos!
Ética e Segurança da Informação
Ética e segurança da informação na utilização de computadores são dois pilares essenciais para todas as empresas e usuários domésticos. Casos como invasões de computadores e exposições de imagens na internet reforçam os assuntos ética e segurança neste novo mundo tecnológico
...