Anatomia Do Sistema Auditivo
Artigo: Anatomia Do Sistema Auditivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabianali • 3/3/2014 • 334 Palavras (2 Páginas) • 578 Visualizações
ANATOMIA DO SISTEMA AUDITIVO.
A figura do texto, nos mostra de forma didática a anatomia do aparelho auditivo, que para fins didáticos, iremos chamá-lo de sistema estato-acústico.
A denominação estato-acústico de dá pelo fato que as estruturas que compõem este sistema são responsáveis por duas principais funções: a audição e uma parte da manutenção do equilíbrio do corpo humano.
Como artigo introdutório, iremos somente explorar a morfologia deste sistema complexo, porém as relações com estas estruturas e o sistema nervoso central, é que nos dá o estudo da fisiologia da audição e do equilíbrio corporal.
Iniciando, pela primeira parte visível, temos o Pavilhão Auditivo, que chamamos de orelha, que tem por função ajudar na canalização das ondas sonoras para o Meato auditivo externo, que termina no TÍMPANO.
Então , o trajeto das ondas sonoras que ouvimos seria : fonte sonora, que é de natureza ondulatória,atinge nossas orelhas, e é transmitida pelo MEATO AUDITIVO, até o TÍMPANO.
A onda ao chegar no TÍMPANO, transmite as ondas sonoras aos três OSSÍCULOS , que de forma simples, podemos dizer que vibram na frequência da onda que chega até eles e transmite a vibração a uma estrutura chamada de janela oval.
Deste ponto em diante, estamos tratando do chamado OUVIDO INTERNO, que é responsável por transformar ondas sonoras em IMPULSOS ELÉTRICOS, que serão transmitidos pelo nervo ACÚSTICO, até o cérebro, então podemos dizer que as estruturas que compõem o ouvido interno, do ponto de vista da audição são responsáveis pela transição das ondas sonoras em impulsos elétricos, que serão transmitidas até as ÁREAS CEREBRAIS, responsáveis pela " interpretação" do impulso nervoso que chega ao cérebro.
A estrutura denominada CÓCLEA, entre outras funções, é a responsável pela transmissão de ondas sonoras a células sensitivas, que irão formar o impulso nervoso, transmitido posteriormente ao nervo AUDITIVO, LOGO, É INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DE ONDAS EM IMPULSOS ELÉTRICOS QUE SÃO INTERPRETADOS NO CÉREBRO.
A parte que é responsável pelo equilíbrio deverá ser abordada em outros artigos, pois este é introdutório, somente para demonstrar a estrutura de nosso aparelho auditivo.
...