Anestesiologia
Relatório de pesquisa: Anestesiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BrunaRogo • 14/12/2014 • Relatório de pesquisa • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 263 Visualizações
Anestesiologia
Apesar dos avanços tecnológicos, atualmente ainda existe uma associação do tratamento odontológico com a dor. O maior medo do paciente é sentir a dor, sendo o tratamento endodôntico um grande gerador de ansiedade, isto é, para ele possíveis processos dolorosos durante o tratamento, o que às vezes não acontece, podendo também gerar dores de origens psicológicas. Cabe ao profissional em sua atividade, transmitir segurança e tranqüilidade no que diz respeito ao controle desta ansiedade.
O controle da dor contribuiu para o avanço da Endodontia, por ser a especialidade da odontologia mais acompanhada de sintomatologia dolorosa durante, pré e/ou pós tratamento.
A anestesia local será a manobra que o profissional irá empregar na maioria das vezes para o controle da dor durante o tratamento
Introdução
Opção por técnicas anestésicas
Conceitos básicos ( condições locais – pH e a absorção do sal, condensação óssea, ramificações diferenciadas)
Condições Ideiais
Particularidades (condições sistêmicas )
Técnicas mais utilizadas
Pterigo mandibular
Mentoniana
Infiltrativa
Pós Tuber
Infra orbitária
Técnicas complementares
Naso palatina
Palatino maior / Palatino Posterior
Intra Septal / Intra Ligamentar
Papilar
Intrapulpar
Referencias Bibliográficas
PAIVA, J. G.; ANTONIAZZI, J. H. Endodontia – Bases para a prática clínica, 2ª. Edição, São Paulo – SP Ed. Artes Médicas, 1991
UNIP – Universidade Paulista – Campus: CAMPINAS – CAMBUÍ – EXAME FINAL – Ambiente Econômico Global - 6o. semestre - 2007 - Prof. Paulo de Tarso –TURMA: “P” Data: 19/12/2007.
Nome:_______________________________________________________RA_________________
1- AS RESPOSTAS AOS TESTES DEVERÃO SER ASSINALADAS COM UM “X” À TINTA NO GABARITO ABAIXO; ENTRETANTO, SÓ ASSINALE AS RESPOSTAS NO GABARITO QUANDO TIVER ABSOLUTA CERTEZA DE QUE NÃO MUDARÁ DE OPINIÃO, OU SEJA, QUESTÕES COM RASURAS, COM MAIS DE UMA RESPOSTA OU ASSINALADAS À LÁPIS, SERÃO ANULADAS.
OBS: NAS FOLHAS DE PERGUNTAS É PERMITIDO RASURAS E/OU ANOTAÇÕES, BEM COMO O USO DE LÁPIS.
2- A DURAÇÃO DA PROVA É DE 60 (SESSENTA) MINUTOS.
GABARITO PARA AS RESPOSTAS DOS TESTES - “A”
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A
X
B
X
X
X
X
C
X
D
X
X
X
E
X
1
2 3 4 5 6 7 8 9 10
“A”
ESCOLHA A ALTERNATIVA CORRETA
1) A razão pela qual se defende a descoberta do Novo Mundo como o primeiro patamar do que viria a ser, no futuro, a globalização, está relacionada:
I – Ao fato de que, a partir daí, ter-se-ia criado um sistema econômico de interferência mundial, com importação e exportação de escravos e produtos primários, e transformador da vida das colônias e dos países compradores e portadores de tecnologia.
II – A partir daí, a dicotomia entre os países que detinham novas tecnologias em mãos e aqueles que só consumiam o produto final da modernização foi se reforçando, ao passo em que a onda de internacionalização motivada pela Revolução Industrial foi se alastrando pelo mundo.
III - Na época, o desenvolvimento da economia dependia muito da expansão geográfica dos fluxos de transporte, criando-se através do comércio marítimo uma rede que permitia transformar em consumidor qualquer habitante, mesmo que de uma região isolada, o que pode ser considerada a gênese do processo de globalização.
Pode-se dizer que:
a) apenas as afirmações I e II estão corretas;
b) apenas as afirmações II e III estão corretas;
c) apenas as afirmações I e III estão corretas;
d) todas estão corretas;
e) todas estão incorretas.
2) Segundo Octavio Ianni (Teorias da globalização,1997, p. 13), “a descoberta de que a terra se tornou mundo, de que o globo não é mais apenas uma figura astronômica, e sim o território no qual todos encontram-se relacionados e atrelados, diferenciados e antagônicos – essa descoberta surpreende, encanta e atemoriza. Trata-se de uma ruptura drástica nos modos de ser, sentir, agir, pensar e fabular. Um evento heurístico de amplas proporções, abalando não só as convicções, mas também as visões
...