Ano novo
Por: Paulo S • 26/11/2015 • Abstract • 2.739 Palavras (11 Páginas) • 304 Visualizações
SEMANA DA REFORMA
SERMÃO EXPOSITIVO: SOLA GRATIA[1]
Preparado por Walter Mendes
Texto bíblico: 2 Samuel 9
Hinos: HASD 204 “Maravilhosa Graça”/ 476 “Eu Achei”
INTRODUÇÃO
A – O tema que vamos abordar hoje é o “Sola Gratia”, um dos 5 solas proclamados pelos reformadores protestantes do século XVI. “Sola Gratia” é uma expressão latina que significa "Graça somente”.
A Igreja Católica Romana acredita que as boas obras ajudam na salvação do homem, numa espécie de mistura de confiança na graça de Deus e confiança no mérito de suas próprias obras. Muitos evangélicos dizem que o catolicismo ensina a salvação pelas obras. Isso é errado. Os católicos reconhecem sua necessidade da misericórdia de Deus. Mas acreditam que suas obras acumulam “créditos a mais” na hora de receberem a salvação e as bênçãos de Deus.
A devoção dos católicos praticantes vem disso: ir à missa, confessar-se perante o padre, participar de romarias, procissões e novenas, jejuns e rezas regulares e frequentes, fazer obras de caridade, cumprir promessas como subir escadarias de joelhos etc. Tudo isso acumula “pontos” com Deus e conta na hora de ir ir para o Céu ou receber uma bênção ou milagre aqui na Terra.
Mas e se eu não tiver pontos bons suficientes? O padre perdoa meus pecados e diminui o débito. Maria e os santo compartilham os pontos extra dele comigo. Meus parentes e amigos se juntam numa novena ou missa para pedir por uma bênção em geral ou pela salvação da minha alma. Não é uma relação de barganha entre minhas boas obras e a bênção/salvação que vem de Deus. como se estivessem no mesmo mesmo nível. É Deus quem prepara e serve a refeição que eu não consigo fazer, mas a refeição não vem se eu não der um “presentinho” ou “gorjeta" em troca.
B - A Reforma Protestante leu a Bíblia e descobriu que o homem estende a mão vazia para receber como um mendigo faminto. Nós não temos nada a oferecer em troca de nossa salvação ou das bênçãos de Deus.
A Bíblia diz que a salvação vem somente pela graça, independentemente das obras:
Romanos 3:23-24: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça.”
Efésios 2:8-9: “porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto [a salvação] não vem de vós, é dom de Deus; não [vem] de obras, para que ninguém se glorie.”
Tito 3:5: “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.”
Romanos 11:6: “Se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça”.
Mas o que “graça” é essa de que tanto falamos e e tanto ouvimos? Graça é favor imerecido – essa é a definição protestante desde a época da Reforma. É uma ajuda, bênção, ação etc. que Deus ou alguma pessoa faz em favor de alguém sem que a pessoa mereça ou consiga retribuir o favor. Isso é o o "Sola Gratia”, ou "graça somente”.
Abra sua Bíblia em 2 Samuel 9, o texto principal dessa noite.. Vamos ler uma história do Antigo Testamento que vai nos ajudar a entender de forma prática como funciona a graça.
DESENVOLVIMENTO
A – 2 Samuel 9:1 – A PROMESSA LEMBRADA
Para entendermos a pergunta de Davi, é preciso voltarmos ao passado: a rejeição de Saul, a unção de Davi, a perseguição de Saul a Davi, a amizade entre Jônatas e Davi e a promessa mútua de tratar aos descendentes com bondade em 1 Samuel 20:12-17 e 42. Eles prometeram que no caso de um dois morrerem , o amigo que ficasse vivo trataria os filhos e netos do falecido com o mesmo carinho e proteção que daria ao amigo em vida.
Quando Davi faz essa pergunta, se passaram 20 anos desde a morte de Saul e Jônatas. Ele está no auge da prosperidade política, militar e econômica. é um rei amado e respeitado pelo povo, o território do país passou de 9 mil para 90 mil quilômetros quadrados, Israel é temido pelos seus inimigos e vive em relativa paz com seus vizinhos, a economia vai muito bem e o escândalo com Bate-Seba está muito longe de acontecer. Diante de todas essas coisas boas, vem a lembrança da promessa feita 20 anos antes ao amigo falecido.
APLICAÇÃO: 1) Ter palavra e honrar promessas.
Note que a pergunta não envolve quaisquer restrições: resta alguém digno, ou merecedor, ou capaz? É dito apenas: resta alguém?.
B – 2 Samuel 9:2-5 – ENCONTRADO O DESCENDENTE
Desejoso de cumprir a promessa, Davi logo toma as providências e procura um homem que serviu a família de Saul para encontrar o descendente. Segundo Flávio Josefo, em Antiquities. l. 7. c. 5., Ziba era um escravo cananeu que pertencia à família de Saul. Não está certo se ele teve os serviços dispensados pouco antes ou após a morte de Saul, mas o direito judaico (Levítico 25:46) o fazia herança e possessão para os filhos do seu senhor[2]. Essa é uma informação importante para entendermos um ponto posterior desta narrativa. No começo do verso 3, lemos que o coração de Davi estava repleto da bondade de Deus e ele queria compartilhar esta bondade com os outros.
APLICAÇÃO: 2) “para que use eu da bondade de Deus para com ele”. Gratidão leva a partilha das bênçãos de Deus com outros.
A resposta não demora a chegar, no final do verso 3: “Ainda há um filho de Jônatas VÍRGULA aleijado de ambos os pés”. Isto é, o descendente é deficiente e não poderá trabalhar nem no palácio, nem no exército. Davi passa a informação por alto e busca mais informações sobre o rapaz.
APLICAÇÃO: 3) O preconceito e estigma existem desde a antiguidade, mas cabe aos cristãos transpor esses males da sociedade. Como Cristo fez, a oposição a tais males deve ser manifesta em nosso trato igualitário para com todos.
...