Antonio Flavio Moreira e Nulde Alvis
Artigo: Antonio Flavio Moreira e Nulde Alvis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adalgisaa • 22/2/2015 • Artigo • 750 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
Desenvolva um texto argumentativo sobre a questão curricular
(máximo 2 laudas) .
Pontos a considerar:
1- Relação instituição \ docente\ estudantes;
2- Produção cultural e \ na produção curricular;
3- Produção de conhecimento e \ na produção curricular
4- Ação docente \ na produção curricular;
5- Posicionamento pessoal sobre a produção curricular.
Base:
Filme: Escritores da Liberdade;
Texto Complementar 1
Entrevistas: Antônio Flávio Moreira e Nilda Alves.
Texto:
Segundo Antônio Flávio Moreira, “hoje, seria interessante entendermos currículo como o conjunto de experiências de aprendizagem, organizado pela escola, sobre a responsabilidade da escola, que gira em torno do conhecimento escolar”, esses elementos servirão de matéria prima do currículo, e é isso que vai contribuir na formação das identidades dos nossos alunos.
Um currículo é formado num determinado período histórico e isso revela algumas necessidades da sociedade vigente e dos interesses dos grupos de poder. Por isso, há de ser urgente, a tomada de consciência da importância do papel do professor na elaboração desse currículo em conjunto com os interesses de seus alunos, a fim de que todos os itens culturais e sociais possam ser observados, analisados sob uma visão crítica, podendo a partir deles levantar problemas a serem discutidos em sala de aula tendo como base a pesquisa.
Esse tipo de ação levaria a uma prática significativa, fazendo do espaço escolar um local de relevância na vida dos estudantes.
Um exemplo claro desse tipo de ação ligada a construção curricular está muito bem exposto no filme Escritores da Liberdade, onde a professora, a partir das necessidades sócio\ afetivas dos alunos, procura um tema que pudesse servir de link à vida deles próprios e através da pesquisa, do diálogo, e de suas próprias vozes, pudessem se modificar e modificar aquilo que estivesse a sua volta.
Os conhecimentos selecionados pela professora foram relevantes e contribuíram para que os estudantes se situassem no ambiente mediato e pudessem ir além desse ambiente, buscando novos horizontes, ampliando portanto suas experiências, e compreendendo melhor o mundo em que se situam.
O currículo, portanto tem que ser flexível. É preciso que esteja aberto para atender as mudanças demandadas pelos ambientes frequentados pelos alunos ou fora deles. Tem que proporcionar subsídios que os dê aos alunos a possibilidade de compreender o mundo que os cerca, fazendo seleções e sínteses dos artefatos culturais que estão a sua volta. Ter autonomia fundamentada da crítica e do livre pensar.
A partir disso, juntos, professores e alunos terão condição de vislumbrar toda a diversidade do mundo, criando assim um ambiente fraterno, respeitoso e de comunhão.
O papel do professor é fundamental. Ele é responsável
...