Antropólogo francês Francois Laplantin
Seminário: Antropólogo francês Francois Laplantin. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sheilaappeixoto • 14/5/2014 • Seminário • 595 Palavras (3 Páginas) • 709 Visualizações
O antropólogo francês, François Laplantine publicou em 2003 o livro cujo nome é “Aprender Antropologia”.
De acordo com François Laplantine, o homem sempre se interessou de observar homens, refletir sobre seus comportamentos e a sociedade, mas foi somente no final do século XVIII que esta ação se tornou um saber científico.
De acordo com o autor as sociedades estudadas pela antropologia eram as que ficavam distantes geograficamente, de dimensões restritas, poucos contatos com os grupos vizinhos; e sua tecnologia é pouco desenvolvida em relação a nossa; e com poucas especializações das atividades e funções sociais. Ou seja, a antropologia procurava estudar as populações que não pertenciam à civilização ocidental.
Contudo, como é abordado no livro, com o desenvolvimento social, essas sociedades primitivas acabaram desaparecendo, fazendo com o que a antropologia apresentasse uma crise de identidade, graças ao seu objeto de estudo.
A antropologia foi dividida em 5 campos de estudo, segundo François Laplantine e a considerar as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade, conduzindo uma especialização do saber.
– Antropologia Biológica: consiste no estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo (fatores culturais que influenciam o crescimento e a maturação do indivíduo).
– Antropologia Pré-Histórica: é o estudo do homem através dos vestígios materiais enterrados no solo (ossadas e quaisquer marcas da atividade humana). Visa reconstituir as sociedades desaparecidas, tanto em suas técnicas e organizações sociais, quanto em suas produções culturais e artísticas.
– Antropologia Linguística: é o estudo linguagem, expressão dos valores, preocupações e pensamentos de uma sociedade, bem como dos meios de comunicação de massa, dialetos e cultura do audiovisual.
– Antropologia Psicológica: consiste no estudo dos processos e do funcionamento do psiquismo humano.
– Antropologia Social e Cultural: tudo o que constitui uma sociedade (modos de produção econômica, organização política, crenças religiosas, entre outros).
Além do mais segundo, Laplantine mais do que estudar uma sociedade, a antropologia estuda todas as sociedades humanas, suas culturas, diversidades históricas e culturais. No momento que estudamos outras culturas, aprendemos mais sobre a nossa.
O projeto antropológico consiste em estudar a humanidade plural, ampliação do saber.
A antropologia enfrente algumas dificuldades, como a falta de uma palavra correta para definir a área, o que alguns chamam de etnologia, outros consideram antropologia, além de dividir a definição em antropologia social e antropologia cultural. Os autores também não têm certeza do grau de cientificidade atribuído à antropologia (o homem está em condições de estudar cientificamente o homem?). Outra dificuldade está relacionada a origem da Antropologia e sua relação ambígua com a História.
Dentre os deveres da antropologia estão:
– Preservação dos patrimônios culturais locais ameaçados e dos habitantes de diversas regiões. Relação de troca de
...