Análise Crítica Patch Adams
Trabalho Universitário: Análise Crítica Patch Adams. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mihcr • 2/11/2014 • 463 Palavras (2 Páginas) • 6.544 Visualizações
Análise crítica do filme Patch Adams - O amor é contagioso, abordando os temas relacionados à trabalho e valores.
O objetivo principal do filme é nos fazer refletir a respeito dos valores que movem a nossa sociedade atual, especificamente na área da saúde.
Relação médico-paciente: No filme, o protagonista questiona o método utilizado pelos médicos, em que não deve haver um envolvimento com o paciente, sendo possível notar em várias partes do filme que o médico não sabe sequer o nome da pessoa que está tratando. Também é citado no filme, na cena em que as enfermeiras falam que Adams não será simpático quando se formar, que é comum os médicos se sentirem superiores a todos os outros, atitude esta que os distancia dos pacientes, o que os impede de resolver simples problemas, como lidar com pacientes que se recusam a comer.
Lucro x Vida: Mostra-se no filme claramente uma distorção de valores, pois muitos pacientes deixam de ser atendidos ou são impossibilitados de visitar parentes por questões econômicas ou burocráticas. Fica claro que a medicina, para alguns, perdeu totalmente sua essência, pois os médicos, que devem salvar pessoas, são guiados pelo lucro, muitas vezes escolhendo a profissão pelo que ela pode lhe proporcionar. Além disso, há uma crítica a respeito dos remédios, que servem para curar as pessoas, mas como é citado no filme, são muitas vezes inacessíveis para a população, por serem muito caros.
Abuso de poder: O reitor da universidade procura diversas vezes razões para expulsar Patch Adams da faculdade, sem levar em conta a sua intenção de ajudar as pessoas ou suas excelentes notas, sendo este o primeiro da turma. Fica claro ao longo do filme que as razões são puramente pessoais, pois o reitor possui um conflito de personalidade com Adams, ou seja, suas personalidades são completamente incompatíveis, tendo ele escrito na ficha de Adams que este era feliz demais.
Preconceito e a entrada da mulher na faculdade: No filme, Carin cita que em uma sala de aproximadamente 160 alunos, há apenas 8 mulheres e que batalhou muito para conseguir chegar até ali, o que mostra as dificuldades sofridas pelo sexo feminino para a sua inclusão na sociedade. Patch Adams também é vítima de preconceito por parte de alguns colegas, que duvidam da sua capacidade por já ser mais velho.
Humanização: O principal objetivo do filme é passar uma lição de que deve haver uma maior humanização no tratamento do paciente. Não se pode tratar o paciente como se fosse apenas mais um trabalho, e não se deve tratar a medicina como um negócio, deve haver dedicação, pois este trabalho lida com o bem mais precioso que existe. Patch Adams reforça isso ao afirmar que quando se trata a pessoa, e não a doença, qualquer resultado que tenha, você vai sempre ganhar.
...