Análise De Balanço
Dissertações: Análise De Balanço. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulinhaadvcont • 21/11/2013 • 776 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
A Contabilidade tem como uma de suas finalidades mais importantes, a demonstração através da análise contábil da real situação patrimonial e financeira da empresa.
Por meio da análise realizada na Empresa Fabril de Produtos Sintéticos Ltda., poderemos comparar sua evolução ano a ano, observando seus indicadores, demonstrações contábeis, causas e efeitos, com o intuito de averiguar se os resultados obtidos estão de acordo com a gestão adotada.
Ao analisarmos a Demonstração do Resultado do Exercício da Empresa Fabril – Indústria de Produtos Sintéticos Ltda., comparando os dois últimos anos, verificamos que as receitas cresceram devido o aumento no volume de vendas, consequentemente, as despesas e os custos também evoluíram.
No ano 2 as receitas cresceram 6%, as despesas cresceram em 31% e os custos das vendas cresceram em 2%.
No ano 3 as receitas cresceram 10%, as despesas cresceram 60% e os custos em 9%.
O aumento nas receitas deve-se ao crescimento no volume de vendas, entretanto, os custos das vendas também cresceram e o que gerou esse aumento foram as despesas, outra variável que deve ser utilizada são os custos financeiros que no ano 2 aumentaram em 20% e no ano 3 em 47%, isso analisando horizontalmente, já que na analise vertical os custos financeiros representam o mesmo percentual de 3%.
Em virtude do aumento das despesas, custos de vendas e custos financeiros o lucro líquido que estava em 63% foi para 51%, ou seja, a empresa diminuiu sua margem de lucro sobre as vendas.
Passaremos a analisar o Balanço Patrimonial.
Ao analisarmos os estoques percebemos que aumentaram em 30% no ano 2 e 15% no ano 3, atribuímos essa evolução ao aumento das vendas.
O crescimento do Ativo Circulante no ano 2 foi de 31%, mesmo assim não foi alto o suficiente para ultrapassar o valor do Passivo Circulante, sendo que esse teve um aumento de 9%.
No ano 3 o Ativo Circulante teve um aumento de 27%, já o Passivo Circulante manteve o percentual do ano anterior, ainda assim, o Passivo Circulante continuou maior que o Ativo Circulante.
Evidenciamos que o Imobilizado vem crescendo a cada ano. No ano 2 foi de 8%. No ano 3 houve um aumento da capacidade produtiva em 23%, mesmo diante desse aumento da capacidade produtiva a capacidade ociosa da empresa ficou em 37%.
A Empresa analisada obteve um crescimento no capital de terceiros
Com o aumento do patrimônio liquido que passou de 37% para 44% de representação em relação ao passivo, isto indica um melhor desempenho da empresa, passando a ter um bom percentual de capital próprio devido ao aumento nos lucros e reservas.
Adiante, estão descritos os indicadores da empresa:
Em relação ao giro dos estoques, esse não apresentou um índice considerável, já que o giro de um ano para o outro foram de apenas três dias, isso se deve ao aumento nas vendas.
O giro das contas a receber foi de apenas um dia, não havendo uma alteração considerável.
Entretanto, o giro dos fornecedores diminuiu isso representa um ponto negativo para a empresa, pois esta contará com menos dias para pagar suas contas.
O
...