Análise de custos e tomada de decisões
Seminário: Análise de custos e tomada de decisões. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marianaab • 17/10/2013 • Seminário • 361 Palavras (2 Páginas) • 348 Visualizações
Análise de custos e tomada de decisões
Com a alta competitividade do mercado e os elevados impostos, torna cada vez mais difícil a permanência das empresas no mercado. Esta permanência depende das decisões que são tomadas pelos administradores.
Para tomar decisões em qualquer que seja a empresa é necessário realizar a contabilidade de custos, pois através desta será possível obter informações, que, analisadas em conjunto com as mudanças do mercado, o preço de venda, o volume de vendas e outros dados, trarão informações que darão suporte aos administradores nas tomadas de decisões.
A análise de custos possui diversas funções relevantes junto às empresas, porém, sua principal função é a de fornecer informações, que auxilia a administração.
Através da análise de custos é possível obter relatórios como, o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, um completando o outro, atinge a finalidade de mostrar a situação patrimonial e econômico-financeira de empresa e permite o controle.
Toda empresa necessita ter controle dos processos de compras, vendas, dispêndios, investimentos, receita dentre outros, para verificar a sua situação no mercado, que determina o lucro ou prejuízo o que torna possível fazer uma previsão do mercado em que atua.
O controle dos custos só é possível através da contabilidade de custos, que permite a análise e elaboração dos relatórios para o controle e comparação para possíveis decisões a serem tomadas.
Análise de custos na empresa
Na empresa não existe um departamento de custo formalizado, pois quem cuida destes é o administrador que também é proprietário.
Desta forma o custo empresa é realizado de forma muito criteriosa, onde há um sistema de controle de vendas e nele há funções que armazenam as pequenas despesas do dia a dia que sai do caixa, como por exemplo, compra de algum material de escritório, não só esses, mas todas as receitas e despesas ocorridas são anotadas diariamente.
A empresa usualmente separa as receitas e despesas referentes as pessoas físicas e aos sócios, além disso identificam estas por período, afim de obter maior controle.
A empresa tem diversas despesas como: comissão de vendedores, água e energia elétrica, despesas com viagens dentre outros desta forma faz-se necessário realizar a classificação dos gastos da empresa, como mostra o quadro abaixo.
...