Análise do filme o Homem que mudou o jogo
Resenha: Análise do filme o Homem que mudou o jogo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: justinapinho • 12/5/2013 • Resenha • 476 Palavras (2 Páginas) • 2.882 Visualizações
filme o homem que mudou o jogo
“Seu objetivo não deveria ser comprar jogadores, mas sim comprar vitórias. E para comprar vitórias, precisa comprar quem marca ponto.”
Jovem economista Peter Brand interpretado por Jonah Hill
O beisebol é difícil de entender a dinâmica do jogo e, logicamente, por não fazer parte da cultura brasileira. Mas independente de qualquer preferência ou circunstância, fato é O Homem que Mudou o Jogo não fala somente sobre beisebol. É sobre a maneira com que o dinheiro rege os esportes hoje em dia e como a ética entra nesse assunto.
Portanto o filme fala essencialmente da dificuldade de lidar com a falta de dinheiro, quando é ele que manda e desmanda no mundo do esporte. Na pele de Brad Pitt– o ex-jogador Billy Beane é gerente do time de beisebol Oakland Athletics, que anda sem caixa. A cada começo de temporada, ele tem que contratar novos jogadores, mas o valor exorbitante que o mercado paga pelos grandes nomes é algo fora da sua realidade.Sem saída e totalmente na contramão de todas as opiniões da equipe técnica, entre eles o próprio treinador Art Howe, resolve adotar uma política de seleção nada comum. Contrata o jovem economista Peter Brand para ajudá-lo a escolher os jogadores com base em estatísticas feitas pelos computadores: quem tivesse mais índices de acertos seria contratado – o que gera muita controvérsia e dúvida quanto à eficácia da estratégia.
O interessante no filme é o personagem de Brad Pitt. ele foi um promissor jogador na juventude, que teve de optar entre aceitar uma bolsa na universidade ou embolsar um bom dinheiro para se dedicar ao time, que lida com a sensação de derrota também no campo emocional por causa do divórcio e da relação distante com a filha. Quase sem saída, precisa agora reinventar outra maneira de lutar, para tentar vencer e recuperar sua auto-estima e seu prestígio no meio esportivo do time. Desta forma o filme reflete a tendência geral de o esporte nem sempre é direcionado pelos cifrões, e com isso é possível manter uma postura ética e moral, pois os direcionamentos são diversos, tudo vai depender da forma como enxergar as coisas. A equipe que antigamente contava com atletas estudantes da Ivy League, faz uma parceria improvável com Peter Brand, recrutando jogadores e barganhando com rejeitados, todos eles com uma mínima habilidade para chegar à base, marcar pontos e ganhar jogos. É mais do que beisebol, é uma revolução – uma atitude que desafia as tradições da velha escola e coloca Beane na mira daqueles que dizem que ele esta acabando com o coração e a alma do jogo. E em 2002, o time conseguiu bater os recordes das últimas 11 temporadas do campeonato – e ele transformou o beisebol. Daquele ano em diante, todas as equipes passaram a utilizar a sua forma de selecionar e avaliar jogadores
...