Análise e reflexão da sociologia
Resenha: Análise e reflexão da sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rocampos • 21/3/2014 • Resenha • 658 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
A sociologia nada mais é que a manifestação do pensamento moderno, ou seja, com a evolução do pensamento científico veio a surgir novas áreas do conhecimento ainda não incorporada ao saber. Seu surgimento veio com a desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.
Como se sabe sua criação foi de vários filósofos ou cientistas da época, onde, no século XVII foi um marco importante para seu surgimento. Foi devido as grandes transformações economicas da época como a revolução industrial e a francesa que colaborou para seu surgimento.
Sobre o que podemos destacar dessas duas revoluções, no qual foi o estopim para o surgimento da sociologia, foi por exemplo a imigração do homem do campo para as cidades, (em se tratando da revolução industrial), no qual foi introduzido o aperfeiçoamento dos métodos produtivos destruindo os métodos artesanais e incorporando o trabalho assalariado, onde, cidades passaram a crescer de um modo exorbitante e sem nenhuma estrutura como moradia, saúde, educação etc. Mulheres e crianças eram obrigados a realizar trabalhos desumanos e com longas jornadas de trabalho, onde, com o passar do tempo virou uma situação catastrofica como prostituções, suicídios etc. Com os trabalhadores já exaustos surgiu a revolta e as manifestações da classe operaria, surgindo então os primeiros sindicatos e associações livres onde, os trabalhadores começavam a se organizar contra seus patrões. A partir dai começou a surgir a sociologia, que com essas grandes transformações os pensadores tentavam analisar e introduzir as referidas modificações na sociedade.
Vários temas da análise e da reflexão da sociologia da época foram retiradas como, a situação da classe trabalhadora, da organização do trabalho na fábrica, do surgimento das cidades industriais dentre outros, no qual se deu o surgimento da sociedade capitalista, onde não chegavam a colocar a sociedade como um problema a ser investigado. Além das Revoluções, colaborou para surgimento da sociologia as modificações nas formas de pensamento. As transformações no ocidente europeu do seculo XVI foi o ponto de partida,onde, começou a ser aplicado a técnica da observação e da experimentação deixando de ser apenas pensamentos sobrenatural. Para vários pensadores da época a autoridade no qual era o alicerce da teologia deveria ceder lugar a esse novo método de observação e experimentação uma vez que a mesma iria possibilitar um conhecimento mais profundo da realidade. Vários Pensadores investiram contra as instituições oficiais procurando mostrar os não fundamentos do poder para assim renovar os costumes e hábitos dos homens da época.
Outra parte do surgimento da sociologia é a revolução francesa, no qual citamos no inicio do texto, onde os pensadores franceses, tentavam transformar a sociedade e, os iluministas, também posicionava de forma revolucionária atacando a classe dominante. Para proceder com uma base crítica da sociedade os iluministas adotaram técnicas dos antecessores do seculo XVII, que ao invés de utilizar a dedução adotavam o modelo da observação, onde os mesmos analisaram quase todos os aspectos da sociedade.
O objetivo dos iluministas era a liberdade do homem e a igualdade social,
...