TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Auto Cad

Dissertações: Apostila Auto Cad. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  9.756 Palavras (40 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 40

ÍNDICE

CAPÍTULO I - Introdução 31

CAPÍTULO II – Começando um Desenho 6

CAPÍTULO III – Coordenadas e Menu Draw 9

CAPÍTULO IV – Comandos de Precisão OSNAP 13

CAPÍTULO V – Comandos de Visualização 16

CAPÍTULO VI – Comandos de Modificação 18

CAPÍTULO VII – Comandos de Construção 22

CAPÍTULO VIII – Criando Hachuras 26

CAPÍTULO IX – Ferramentas do AutoCAD 30

CAPÍTULO X – Criando Textos 33

CAPÍTULO X – Criando Tables 45

CAPÍTULO XII – Criando Bibliotecas Básicas 48

CAPÍTULO XIII – Layers de Trabalho 45

CAPÍTULO XIV – Criando Cotas 49

CAPÍTULO XV – Plotando / Imprimindo um Desenho 61

CAPÍTULO I

1. Inicialização

Para iniciarmos o AutoCAD 2006 é necessário dar um clique duplo no ícone da área de trabalho do seu computador.

2. Configurações Iniciais

Configurações de arquivos, display, salvamento, impressão, sistemas, seleção, etc. são encontradas no Menu Tools  Options. O AutoCAD já reserva algumas configurações básicas que no decorrer do treinamento podem ser alteradas para otimizar algumas funções.

3. Familiarização

3.1 – Nome das Regiões

Veremos agora como é formado o ambiente de trabalho e as funções que ele exerce na elaboração de um desenho

• Área Gráfica – É o local onde visualizaremos e utilizaremos todos os comandos de construção, visualização e modificação de um desenho. Esta área possui dimensões infinitas. No desenho acima vemos a área gráfica do espaço de modelação (model space).

• Linha de Comando – É a área onde é mostrado comando que está sendo utilizado. Quando seu status é COMMAND: (sem nada escrito na frente) significa que o AutoCAD está esperando por um comando, ou seja, ele está sem nenhum comando. Esta área também indica, além do comando ativo, o que o comando nos pede. LEMBRE-SE: é muito importante acostumar a olhar sempre para esta região, pois ela mostra o comando que está sendo executado e os parâmetros necessários para concluí-los. A partir do AutoCAD 2006, esta região não pode ser desligada e podemos nos guiar somente pelo Dynamic Input, apesar deste nem sempre mostrar todas as opções dos comandos. Para desabilitar ou reabilitar a linha de comando, digite CTRL+9.

• Contador de Coordenadas – É o valor numérico da posição do cursor de tela. Esta unidade é adimensional. Podem ser mm, cm, km, polegadas, etc..., ou qualquer outra unidade imaginada, pois o AutoCAD não trabalha com unidades no desenho, e todos desenhos serão feitos em escala real. Os números indicam as coordenadas cartesianas (X,Y). Por exemplo: 10,10 indica que a posição do cursor de tela é 10 (qualquer unidade) em relação ao eixo X e 10 em relação ao eixo Y.

• Cursor de Tela – Mostra a posição que você se encontra na área gráfica. Assume também outras formas quando seleciona objetos.

• Ícones de Atalho – São ícones que podem tornar mais rápido nosso trabalho, pois poupa-nos de ter que digitar um comando na linha de comando ou de entrarmos no menu de barras para ativá-lo.

• Menu de Barras – Este é o menu superior, que contém todos os comandos do AutoCAD.

• Ícone UCS – Ícone UCS (Universal Coodinate System – Sistema Uiversal de Coordenadas), utilizado para mostrar as coordenadas de trabalho.

• Espaços de Modelação de Impressão – O AutoCAD é composto de dois ambientes de desenho. São eles: o Model Space (espaço de modelação) onde criamos nosso desenho sempre em escala real e o Paper Space (espaço de impressão) que é onde criamos o layout para apresentação do desenho. Trabalharemos inicialmente no espaço MODEL. No final do curso, onde estaremos imprimindo nosso desenho utilizaremos o espaço de LAYOUT (impressão / plotagem).

• Tool Pallet – Esta ferramenta trouxe a versatilidade desta paleta totalmente customizável para aumentar a produtividade. Veremos sua utilização posteriormente.

• Dynamic Input – O AutoCAD, a partir da versão 2006, nos fornece uma interface de comando similar à LINHA DE COMANDO, próxima do cursor. Isto mantém o foco do desenhista na área de trabalho. Pode ser usada para substituir a LINHA DE COMANDO quando esta estiver desabilitada.

3.2 – Funções do Mouse

Os mouses têm funções um pouco diferente no AutoCAD. O botão do meio exerce uma função a mais. Mas se você não possuir um mouse de três botões não se preocupe. Para ativar o Menu de Precisão – Menu OSNAP – que veremos mais tarde, basta manter pressionada a tecla Shift do seu teclado e clicar o botão esquerdo do mouse (Enter) ou no teclado (tecla Enter).

Muitos mouses de três botões não fazem abrir o Menu Osnap no segundo botão, devido a estes possuírem outras configurações.

3.3 – Menu de Barras

O Menu de Barras é formado por várias POP’S, cada um deles contendo comandos do AutoCAD, e é onde se situam grande parte dos comandos que utilizaremos neste curso.

Veremos agora os menus existentes no Menu de Barras

• File – Possui comandos de edição para criar, fechar, importar exportar arquivos. Também possui, entre outros, comandos para imprimir desenhos e para sair do AutoCAD.

• Edit – Possui comandos de edição e tabulação de desenhos que veremos posteriormente.

• View – Possui comandos de visualização do desenho, como por exemplo, dar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com