Apresentação Do Manual De Contação De Histórias
Pesquisas Acadêmicas: Apresentação Do Manual De Contação De Histórias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: belesergio • 17/5/2014 • 1.043 Palavras (5 Páginas) • 194 Visualizações
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
3º ano – 2.013
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina:Projeto Multidisciplinar I
Aula-tema 07:Implementação de Projetos
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar I apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Colaborativa, sob orientação daprofessora tutora Claudia Toffano Benevento.
Anhanguera Educacional
3º ano – 2.013
SUMÁRIO
Nº Página
1 Introdução
04
2 Desenvolvimento
05 e 06
3 Considerações Finais
07
4 Referências bibliográficas
08
1- Introdução
A EE “Profª. Maria Helena Pires de Albuquerque, localiza-se no bairro de Nova Esperança, no município de Sorriso, ocupando uma vasta área de 10.000 m², com 2.000 m² de área construída em dois andares e 8.000 m² de área livre (uma ampla área nos fundos da escola)*. Seu terreno é plano, apropriado para a instalação de um pomar ou horta escolar, em condições favoráveis, como: disponibilidade de solo, sol e água.
*Dados Fictícios.
2- Desenvolvimento
2.1 – Objetivo Geral:
Ajudar na melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos, introduzindo aos conteúdos das disciplinas as pesquisas e observações feitas ao longo do projeto.
Desenvolver,por meio das atividades, ações pedagógicas, para que as diferentes áreas do saber, atuem juntas, de forma inter e multidisciplinar.
Desenvolver ações que ampliem a percepção ambiental, proporciona aos alunos a descoberta das técnicas de plantio, manejo do solo, cuidado com as plantas assim como técnicas de proteção da estrutura do solo; cuidados com a natureza e com a saúde, através de palestras com os alunos e a comunidade.
Pesquisar formas de cultivo das hortaliças ou frutas e o seu preparo como alimento.
Estimular a responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e da comunidade com a sustentabilidade do Planeta
2.2 – Justificativa do Projeto:
Construir – se um pomar ou horta na escola é uma atividade bastante saudável, porquê leva os alunos a perceberem a horta ou pomar como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos formam uma cadeia; desperta o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação; dá oportunidades aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos; conscientiza a importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo; degustando-o semeado, cultivado e colhido fresquinho por suas próprias mãos; cria, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis; constrói a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta; estimula os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar; contextualiza os conteúdos aos problemas da vida urbana; pois oferece várias possibilidades de estudos, aprendizagens e práticas em diversas áreas do saber; indo de encontro com o Projeto Político Pedagógico da Escola possibilitando, visto que a escola já oferece um ensino de qualidade e tem por objetivo, proporcionar uma educação inclusiva, pois estabelece um vínculo afetivo, melhor socialização entre os alunos, professores e comunidade que vão resultar no cuidado da própria saúde, elevando sua auto-estima e na preservação do ambiente escolar. É uma forma dinâmica de aplicar o conhecimento, onde o aluno vai ter oportunidade de aprender a conhecer, aprender a fazer para poder agir sobre o meio ambiente, aprender a viver juntos, participando e colaborando com os outros nas atividades de preparo e cultivo do solo.. O trabalho com pomar ou horta, além de enriquecer as aulas com materiais de pesquisa, também vai contribuir para desenvolver hábitos alimentares saudáveis, com a inclusão de frutas, verduras e legumes na merenda escolar. O desenvolvimento do projeto será importante para todos os envolvidos, com benefícios surpreendente que se estenderão aos familiares dos alunos e também à comunidade onde a escola está inserida.
...