Aps De Processos Organizacionais
Exames: Aps De Processos Organizacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 81507307 • 23/10/2013 • 4.224 Palavras (17 Páginas) • 1.646 Visualizações
“Os planos são apenas boas intenções, salvo quando degeneram imediatamente em trabalho duro.”
(Peter F. Drucker)
RESUMO
A prática de Gestão de Processos está pautada em indicadores corporativos como qualidade, produtividade, transparência, excelência no atendimento e entrega; essa forma de gestão vem sendo adotada por um número cada vez maior de empresas com o objetivo de aumentar o rendimento nas atividades e, conseqüentemente, trazer melhores resultados financeiros.
Independente do porte ou segmento, o fato de enxergar a rotina corporativa sob essa ótica se intensificou a partir da necessidade de sobrepor os objetivos globais corporativos aos interesses departamentais, auxiliando na melhoria de atividades operacionais de toda a empresa. Atualmente, além de proporcionar mais organização nos diversos setores da corporação, a Gestão de Processos é vista como uma forma de trazer mais eficiência e eficácia nas decisões dos diretores de um negócio. Assim, enxergar a empresa dessa forma pode trazerbenefícios tanto para os gestores quanto para os colaboradores em geral, fazendo com que eles executem atividades de forma mais objetiva e produtiva
ABSTRACT
Introdução
O presente trabalho fará uma abordagem tema de como funcionam os processos básicos e a capacitação de pessoas na empresa CONSTRUDECOR – S/A, nome fantasia denominado como DICICO, FILIAL NOVA ENSEADA. Sendo uma empresa privada de Grande Porte que atua na comercialização/distribuição de produtos tangíveis de materiais para construção/Reforma/Decoração (revestimentos, louças, porcelanatos, metais, entre outros itens).
Baseando-se na pesquisa realizada na empresa e considerando as matérias apresentadas durante o semestre letivo, serão analisados os processos da empresa, métodos de capacitação e desenvolvimento de pessoas utilizadas atualmente pela organização e serão apresentadas sugestões de melhorias.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Referente aos Conceitos de processos e de capacitação e desenvolvimento de pessoas.
PROCESSOS:
O processo é definido como uma série de tarefas ou etapas que recebem insumos (materiais, informações, pessoas, máquinas, métodos) agrega valor e geram produtos (produto físico, informação e serviço), usados para fins específicos, por seu receptor.
Assim, como os processos tendem a transpor as fronteiras entre as diferentes funções, é bem possível que uma pessoa, ao executar suas tarefas diárias, participe de mais do que um processo, ou seja, cada dono de processo é ao mesmo tempo cliente do dono anterior e fornecedor do dono posterior.
Achar o autor da frase acima
EDITAR O TEXTO ABAIXO
Os insumos, as tarefas e os produtos do trabalho estão ligados por “fluxo”. Fluxo é o que transforma o processo em uma entidade estática, que consiste no progresso do trabalho mediante os insumos, as tarefas e os produtos, em conceito dinâmico.
Praticamente todas as empresas se organizam em torno de quatro processos centrais, também chamados de processos chaves, tais como:
•O processo de confecção do produto;
•O processo de geração de pedidos;
•O processo de execução de pedidos;
•O processo de atendimento ao cliente.
Todos os outros processos, tais como o financeiro, o de recursos humanos ou o jurídico, existem para servir de apoio.
O resultado/produto tem um receptor identificável, que define sua finalidade, suas características e seu valor, seja esse receptor um cliente externo ou interno.
Atualmente as organizações buscam os melhoramentos para adequação ao mercado e atingimento de eficácia nos processos, então foram criados termos referentes a estes procedimentos de inovação.
A Reengenharia é uma delas, mas ainda envolta num certo mistério, não porque encerra algum mecanismo obscuro, mas porque não está suficientemente disseminado o seu significado.
De acordo com a definição original de Hammer e Champy (1990:103), a reengenharia é a implementação de mudanças radicais que, ao redesenhar os processos de trabalho, visam melhorar a eficácia da empresa, em todos os seus aspectos tais como: custos, qualidade, serviço e velocidade.
A Reengenharia está focada nos processos de grande amplitude, dentro de uma empresa, principalmente nas que atravessam várias áreas funcionais.
Em um processo de Reengenharia torna-se necessário fazer o realinhamento total da estrutura de administração de recursos humanos (seleção de pessoal, treinamento, avaliação de desempenho e reconhecimento) porque a organização está passando por mudanças drásticas que envolvem a todos que fazem parte da estrutura.
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Em todos os pontos do mundo, as empresas em busca de produtividade e lucratividade, estão caminhando para oferecer maior autonomia a seus funcionários. É preciso permitir ao indivíduo ter uma sensação de propriedade sobre o trabalho que faz. Quando o indivíduo percebe que tem alguma participação naquele processo de produção, procura realizá-lo da melhor maneira possível.
Segundo Chiavenato (2008:402) há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas. Existem técnicas de desenvolvimentos de habilidades pessoais (como rotação de cargos, posições de assessorias e atribuições de comissões) e fora do cargo (como cursos e seminários, exercícios de simulação e treinamentos fora da empresa).
Todo o processo, desde a seleção até a recompensa, precisa estar alinhado com esse mesmo esforço. Não devem tratar o trabalhador simplesmente como duas mãos que estão ali realizando uma tarefa, mas sim como uma pessoa completa, que tem uma mente e que pode utilizá-la no trabalho. As empresas que estão obtendo maior sucesso são as que estão passando por um processo de reengenharia completa, ou seja, permitindo aos seus empregados essa maior
...