Aquecicimento Solar Reciclavel
Dissertações: Aquecicimento Solar Reciclavel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigo_prado • 24/5/2014 • 1.076 Palavras (5 Páginas) • 189 Visualizações
Etapa 4
Passo 1
Contruçao de uma aquecedor de água de baixo custo
Aquecer a água aquecida é um costume em todas as camadas da população. Apesar disso, os custos das contas de gás ou de energia elétrica e dos aparelhos necessários para isso são incompatíveis com a situação econômica de muitos brasileiros.
Ao mesmo tempo, em todo o mundo, a consciência de que a reciclagem é fundamental para que o planeta tenha um futuro sustentável é cada vez maior. No interior de Santa Catarina, o técnico em eletromecânica aposentado José Alano criou uma alternativa que contribui para a diminuição dos dois problemas ao mesmo tempo.
A ideia do Aquecedor Solar com Descartáveis é simples: uma tubulação ligada ao reservatório da residência mantém a água circulando por módulos de aquecimento. Estes painéis são construídos com embalagens longa vida pintadas de preto, que retêm o calor do sol. Garrafas PET têm a função de proteger o conjunto de influências externas, como ventos e chuvas, e os canos, também pintados de preto, passam por dentro das garrafas e transferem o calor das embalagens para a água.
•
Esquema que demonstra o funcionamento do aquecedor solar com recicláveis (Foto: Divulgação/Sema-PR)
José patenteou o invento para permitir sua utilização livre. "É uma forma de divulgar a utilização do aquecimento solar e quebrar o estigma de que se trata de algo acessível apenas a pessoas de alta renda", diz. "Também foi uma maneira que encontrei de contribuir com a comunidade", completa.
Confira, abaixo, parte do passo a passo para a construção do aquecedor. O processo completo pode ser visto no manual criado por José.
Material:
Os materiais recicláveis devem ser utilizados pós-consumo, mas para evitar a proliferação de microrganismos, lave as embalagens e deixe secar antes de começar o trabalho.
As quantidades especificadas abaixo servem para a fabricação de um aquecedor que supre as necessidades de 4 pessoas.
Itens:
- 240 garrafas PET transparentes de 2 litros. Dê preferência às de formato cônico. Garrafas coloridas não são recomendadas, pois absorvem calor, o que pode prejudicar a eficiência do aquecedor;
- 220 embalagens longa vida de 1 litro;
- 54 metros de tubos soldáveis em PVC de 20 mm;
- 80 conexões T em PVC de 20 mm;
- 1 rolo grande de fita de autofusão;
- 2 litros de tinta esmalte sintética na cor preto fosco;
- 1 rolo de 10 cm para pintura;
- 1 par de luvas;
- 1 estilete;
- 1 tubo de PVC de 100 mm com 70 cm de ;
- 1 martelo de borracha;
- 1 pote com 175 g de cola para PVC com pincel
- 1 arco de serra;
- 1 tábua de madeira com no mínimo 120 mm de comprimento;
- 9 pregos;
- 1 ripa pequena com cerca de 15 cm de comprimento;
- 1 rolo de fita crepe com largura de 19 mm
Modo de fazer:
(Divulgação/
Sema-PR)
1 - Corte o tubo de PVC de 100 mm em duas partes de 31 e 29 cm. Faça uma abertura longitudinal em cada uma delas. Essas medidas servem para a maioria das garrafas PET de 2 litros. Quando os valores forem diferentes, é preciso adaptar o tamanho para que o cano deixe somente a parte de baixo para fora (veja o 2º passo);
(Foto: Divulgação/Sema-PR)
2 - Utilize os canos para marcar o local correto onde as garrafas PET devem ser cortadas;
(Foto: Divulgação/Sema-PR)
3 - Descole as orelhas e planifique as embalagens longa vida. Corte a parte já aberta de modo que as caixas fiquem com 22,5 cm de altura;
(Foto: Divulgação/Sema-PR)
4 - Faça um corte de 7 cm nos 2 lados da extremidade aberta das caixas;
(Foto: Divulgação/Sema-PR)
5 - Crie um molde em uma placa de PVC ou outro material duro com as proporções indicadas na figura ao lado;
(Foto: Divulgação/Sema-PR)
6 - Utilize o molde para fazer as dobras indicadas ao lado;
7 - Pinte a face lisa de todas as caixas com a tinta preta fosca. Para aproveitar melhor a tinta, coloque as caixas
...