Arquitetura
Projeto de pesquisa: Arquitetura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: duduprof • 7/5/2014 • Projeto de pesquisa • 640 Palavras (3 Páginas) • 331 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Arquitetura pode ser compreendida como o resultado construído, fruto da manipulação de sólidos geométricos, através da composição de volumes cheios e vazios, saliências e reentrâncias, num jogo de luz e sombra, com cuidados estéticos, preenchendo determinada finalidade e inserido num determinado ambiente urbano.
Não há forma arquitetônica sem o agrupamento e a definição das suas formas geométricas. Seja um simples edifício, comum em nossas cidades; sejam outros em forma piramidal, ou cônica, mais raros; ou ainda os recentes projetos, sem formas definidas, mas que são feitos através de novos conceitos geométricos, auxiliados pela computação.
Arquitetura é obra construída. O processo de produção de uma obra construída deve passar, obrigatoriamente, pela elaboração e desenvolvimento de um projeto.
O projeto não é constituído somente de opiniões e esboços da idéia ou da compreensão inicial; para a definição final do objeto a ser construído, são necessários vários outros produtos que possam resultar na sua materialização.
Para a elaboração desses produtos, como desenhos ou modelos, são necessários dados objetivos, medidas, escalas, construções de figuras geométricas gráficas, corretas e precisas.
É nessa fase de desenvolvimento do projeto arquitetônico que a geometria se revela uma indispensável ferramenta e uma inseparável aliada na determinação e construção dos volumes e espaços concebidos, através da combinação das suas variadas figuras geométricas.
Foi através da Geometria Euclidiana, e até antes dela, que a humanidade pode construir suas casas, suas cidades e seus principais monumentos.
Na Idade Média, mesmo sem a formulação geométrica com caráter científico, e ainda com uma tosca tecnologia, à base de pedra, tivemos exemplos extraordinários como as cidades astecas, Machu-Pichu, as pirâmides do Egito e tantos outros.
A seguir, já com a consolidação dos conhecimentos científicos anteriores, Euclides (325-265 a.C.) ao formular seus postulados e axiomas, criou as bases para um desenvolvimento geométrico que perdura há mais de 2.0 anos.
Assim, os gregos e romanos, povos de maiores preocupações estéticas e alto teor filosófico, utilizaram formas originadas de geometrias apuradas, baseadas na proporção áurea, sistema de relações que se tornou paradigma de beleza clássica. Esses mesmos padrões formais e de beleza também foram retomados durante o Renascimento.
Com a revolução industrial e o modernismo as formas arquitetônicas foram simplificadas para facilitar sua produção em escala e depuradas de seus complementos; Buscava-se sua essência geométrica, formas geométricas puras, ortogonais, numa expressão clara da geometria euclidiana, para traduzir um racionalismo de caráter universal.
Com a contemporaneidade as formas ficaram mais livres e complexas, talvez procurando refletir os novos paradigmas da sociedade atual, mas ainda sem deixar de lado a geometria; uma nova geometria, não euclidiana, que evoluiu para explicar fenômenos que não seriam conseguidos através da geometria vigente.
Para Kandisnki (1866-1944) “O ponto de partida para a teoria das formas é o ponto”, como afirma no seu livro Ponto e Linha sobre Plano.
O
...