Arquitetura Da Destruição
Exames: Arquitetura Da Destruição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lukacalhas • 22/3/2015 • 389 Palavras (2 Páginas) • 319 Visualizações
Resumo:
Arquitetura da Destruição se mostra um filme indispensável a qualquer um que tenha a mínima pretensão de entender a fundo o que foi o Nazismo. Muito bem construído e documentado, é daquelas obras que se eternizam no tempo por sua qualidade e profundidade, pois, em um tema tão complexo, é fácil deslizarmos para o senso comum. Segundo o próprio filme, não é chamando Hitler de artista frustrado (ou monstro) que iremos entender tal fenômeno. Tampouco achando que foi uma obra feita por meia dúzia de alucinados ou, tão errada quanto, pela totalidade dos alemães do período. O Nazismo cresceu e virou o que virou porque foi fruto de pessoas de sua época, de contradições de sua época, da anuência do Ocidente com uma ideologia militarista e extremista; mas, acima de tudo, foi um fenômeno totalmente humano. E isso é o que mais nos assusta.
Artigo
O filme, apresenta a missão assumida pelos nazistas de "purificar" a terra alemã dos males que a assolavam, definindo aquilo que os nazistas chamaram de "corpo do povo da Alemanha". Com este objetivo, os nazistas passaram a perseguir diversos grupos da sociedade, principalmente as pessoas com deficiências e os judeus. Este filme é considerado um dos melhores estudos sobre o Nazismo. Lembra que chamar Hitler de artista medíocre não elimina os estragos causados por sua estratégia de conquista universal. O arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. O nazismo tinha como princípio fundamental embelezar o mundo, nem que para isso tivesse que destruí-lo.
“Arquitetura da Destruição” pretende ser mais do que uma mera reconstrução histórica do Nazismo. Através da técnica documental, o diretor Peter Cohen pretendeu mostrar de que maneira as ideais do nacional-socialismo se manifestavam na arte, na concepção de beleza da época. A abordagem tradicional, portanto, do Nazismo, é acrescida de seu ideal estético, mostrando os vínculos deste com a política, a arquitetura”
Conclusão: Foi usando a mídia e técnicas de persuasão que Hitler conseguiu convencer a todos que os judeus não poderiam estar em ascensão financeira, morando em casas bonitas, enquanto os alemães puros, de raça superior ficavam por baixo, morando em casebres.
Hitler usou seus conhecimentos e a tecnologia de maneira muito convincente, ao mostrar que a miscigenação racial estava causando uma mutação genética em um grau elevado, e contaminando o país deles.
Bibliografia:
https://www.youtube.com/results?search_query=arquitetura+da+destrui%C3%A7%C3%A3o
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090927170512AASeAlO
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=102
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/arquitetura-da-destruicao-ou-a-banalidade-do-mal-e-da-morte/
...