Arquitetura E Clima
Ensaios: Arquitetura E Clima. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: maangelica • 25/3/2015 • 853 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
CONFORTO TÉRMICO DO ESPAÇO URBANO
INTRODUÇÃO
A relação entre o clima e homem é muito relevante e pode-se observar que essa relação é vital, pois um transforma o outro.
O conforto térmico em um determinado ambiente pode ser definido como a sensação de bem estar experimentado por uma pessoa, como resultado da combinação satisfatória, neste ambiente, da temperatura radiante média, umidade relativa, temperatura ambiente e velocidade relativa do ar, com as atividades desenvolvidas e com a vestimenta usada por estas pessoas. Aplica-se tanto em relação aos ambientes internos quanto aos externos.
O meio externo urbano é fruto das condições ambientais, mas sofre grande influência das atividades exercidas pelo homem.
APRESENTAÇÃO DO CLIMA ESCOLHIDO
Goiânia é um município brasileiro, capital do estado de Goiás. Pertence à Mesorregião do Centro Goiano e à Microrregião de Goiânia, distando 209 km de Brasília, a capital nacional, sendo assim, a capital estadual mais próxima da capital federal. Goiânia destaca-se entre as capitais brasileiras por possuir o maior índice de área verde por habitante do Brasil, ultrapassada apenas por Edmonton em todo o mundo.
O clima predominante em Goiânia é tropical úmido. A temperatura anual média é de 18º a 29º. As temperaturas mais baixas são normalmente registradas entre os meses de maio e agosto. A primavera é regularmente a estação mais quente do ano. Goiânia possui duas estações bem marcadas: uma chuvosa (de novembro a abril) e outra sem chuvas.
MORFOLOGIA URBANA
Topografia: Terreno plano, sem desníveis.
Sentido dos Ventos: Direção predominante dos ventos é a nordeste.
Uso do solo: As ocupações no entorno do terreno estão destinadas principalmente para uso residencial e serviços.
LEGENDA
Residencial
Serviços
Conjunto Habitacional
PLANEJAMENTO URBANO VISANDO O CONFORTO TÉRMICO
INTRODUÇÃO
A influência positiva dos recursos naturais de conforto nas cidades tem sido demonstrada por meio de vários estudos que apontam, entre outros benefícios, a amenização da temperatura, a manutenção da umidade do ar e a redução do consumo energético.
Devido à falta de planejamento urbano, má implantação da arquitetura e devastação da vegetação, as cidades tornaram-se verdadeiras ilhas de calor, desafiando constantemente seus habitantes a conviver com tamanho desconforto térmico.
O Planejamento Urbano possui necessidade de buscar recursos de conforto na própria natureza na tentativa de solucionar ou amenizar o desconforto nas cidades.
TÉCNICAS ADOTADAS PARA URBANISMO SUSTENTÁVEL
Serão adotadas no conjunto técnicas de ventilação e luz natural, áreas de estar e de lazer valorizando o meio ambiente, os espaços públicos e a tranquilidade, calçadas amplas e dotadas de mobiliário urbano confortável, iluminação adequada, sinalização e total acessibilidade.
Também será prezado o emprego de materiais e técnicas que reduzem o impacto ambiental, o consumo de energia e a geração de gases do efeito estufa. Além disso, as construções devem ter ambientes internos de alta qualidade, com vida longa, aptos a diversos usos e reusos.
ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS
INTRODUÇÃO
As Estratégias Bioclimáticas buscam a harmonização das construções ao clima e características locais, procura oferecer um melhor relacionamento entre a qualidade de vida do homem na cidade, promovendo em um projeto, desenvolvimento sustentável em longo prazo e o crescimento, minimizando os impactos sociais, ambientais e econômicos das ações urbanas.
DIAGRAMA DE GIOVANI
Meses Bioclimáticas (%)
Janeiro Conforto 72.27%
Fevereiro Conforto 65.40%
Março Conforto 68.09%
Abril Conforto 76.18%
Maio Conforto 83.19%
Junho Conforto 71.33%
Julho Conforto 69.40%
Agosto Conforto 67.90%
Setembro Conforto 78.99%
...