Arquitetura Mesopotâmica
Seminário: Arquitetura Mesopotâmica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VitoriaLira • 26/4/2014 • Seminário • 265 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
Mesopotâmia
A Mesopotâmia se desenvolveu na região que hoje conhecemos como Oriente Médio e seu território estava entre os rios Tigre e Eufrates (região do atual Iraque).
Os principais povos que viveram na Mesopotâmia foram os sumérios,a primeira civilização a estabelecer-se na Baixa Mesopotâmia (IV milênio a.C.), de origem desconhecida, os acádios (2350 a.C.), de origem semita, e que formaram o Império Acádio, primeiro grande Estado desenvolvido na Mesopotâmia, os babilônios (1900 a.C.), também de origem semita, e os assírios (1300 a.C.) construíram o Império Assírio. Conhecidos como um dos povos mais guerreiros da Mesopotâmia.
Arquitetura
A arquitetura da Mesopotâmia empregou nos seus estágios iniciais tijolos de barro cozido, maleáveis, mas pouco resistentes, o que explica o alto grau de desgaste das construções encontradas. As obras mais representativas da construção na Mesopotâmia - os zigurates ou templos em forma de torre e pirâmide porém com a presença de espécies de degraus - são da época dos primeiros povos sumérios e sua forma foi mantida sem alteração pelos assírios. Na realidade, tratava-se de edificações superpostas que formavam um tipo de pirâmide de faces escalonadas, possuindo de 3 a 6 andares e dividida em várias câmaras. Eram construídos de pedra ou de tijolos cozidos ao Sol. A entrada era feita através do topo do templo, sendo que o acesso ocorria através de uma rampa espiralada, construída nas paredes externas do zigurate.
* Qual a principal característica da arquitetura mesopotâmica?
R: Os Zigurates (ou templos), feitos de tijolos em formas de torres e pirâmides
...