TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura de Computadores

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

Curso:

Técnico em Rede de Computadores

Disciplina:

Arquitetura de Computadores

Professora:

Joelliton Cunha Carvalho

Aluno:

Leandro Vieira dos Santos

Polo/Turma:

Açailândia – Turma A

Entrega:

Até 27 de setembro de 2015

Atividade 2 - Consolidar o aprendizado sobre Arquitetura de Computadores

Agora que você concluiu seu aprendizado sobre a arquitetura de computadores e como os componentes são organizados, sugerimos algumas atividades para que você reveja seu percurso durante a disciplina, aprofundando assim o seus conhecimentos. Lembre-se que temos um fórum de discussão para auxiliá-lo a construir suas respostas.

  1. Quais os principais tipos de memória? Exemplifique-as.

Os principais tipos de memórias são: A memória RAM e a Memória ROM. Memória ROM (que é a memória não volátil), ou seja, ela não se altera é fixa, usada para alguns serviços fundamentais da placa mãe e sistemas.
Ex.: CD-ROM, DVD-ROM: essa é uma categoria de discos ópticos onde os dados são gravados apenas uma vez, seja de fábrica, como os CDs de músicas, ou com dados próprios do usuário, quando o próprio efetua a gravação. Há também uma categoria que pode ser comparada ao tipo EEPROM, pois permite a regravação de dados: CD-RW e DVD-RW e outros.

        Memória RAM (que é memória volátil, que se altera) ou seja ela é a memória usada para abrir programas executar tarefas e tudo mais porém quando você desliga o computador ela é apagada.
Ex.: DRAM (RAM Dinâmica): memórias desse tipo possuem capacidade alta, isto é, podem comportar grandes quantidades de dados. No entanto, o acesso a essas informações costuma ser mais lento que o acesso às memórias estáticas. Esse tipo também costuma ter preço bem menor quando comparado ao tipo estático.

  1. Quais as principais mídias de armazenamento secundário? Qual a tendência de evolução das mesmas?

As principais mídias de armazenamento secundárias e dispositivos existem em quatro categorias principais; magnética, óptica, magneto-óptica, e de estado sólido. Um dispositivo de armazenamento é um componente capaz de gravar informação. É o hardware que possui a finalidade de armazenar o software. Os dados ou informações gravadas em um computador ficam armazenados nestes dispositivos. A tendência é que elas tenham mais espaço para armazenamento e com menor tamanho.

  1. Cite 2 elementos de hardware e 1 de software que influenciam na velocidade do computador, explicando como se dá essa influência.

Os fatores que mais influenciam na velocidade do computador são o Front Side Bus (FSB) do processador e da placa mãe (quanto maior mais rápida) e a quantidade de memória RAM. O FSB do processador e da placa mãe deve ser igual ou de valores aproximados da
placa mãe, processador, memória e Hd.

Programas que podem ajudar a melhorar o desempenho: Glary utilities (Repara o Registro do Windows e apaga as pastas vazias, os arquivos de internet, entre outras coisas que melhora o desempenho do seu PC), o Easus Partition Master (Criação de Partição)

  1. Você aprendeu que todos os projetos de computadores atuais são fundamentados nos conceitos desenvolvidos pelo matemático Von Neumann. Explique o funcionamento deste modelo.

É uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas. Esta arquitetura é um projeto modelo de um computador digital de programa armazenado que utiliza uma unidade de processamento (CPU) e uma de armazenamento (memória) para comportar, respectivamente, instruções e dados.

  1. Converta, em bases binárias e hexadecimal, os números em decimal correspondentes à sua idade e ao seu ano de nascimento.

27 Anos = base binária 11011; base hexadecimal 1B

Ano 1986 = base binária 11111000010; base hexadecimal 7C2

27/2 = 13 sobra 1

13/2 = 6 sobra 1

6/2 = 3 sobra 0

3/2 = 1 sobra 1

1/2 = 0 sobra 1

27/16 = 1 sobra 11 (o 1 é o último resultado e o 11 é o resto)

  1. O que é um barramento? Como eles são classificados?

Barramentos são caminhos que permitem o transporte de dados entre os vários elementos da parte operacional, memória e sistema de entrada e saída. Um barramento é caracterizado pela sua largura em bits (ex: 8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits).

         Na arquitetura de computadores são classificados em:
Barramento do Processador: É utilizado pelo processador internamente e para envio de sinais para outros componentes do sistema computacional.
Barramento de Cache: É o barramento dedicado para acesso à memória cache do computador, memória estática de alto desempenho localizada próximo ao processador.
Barramento de Memória: É o barramento responsável pela conexão da memória principal ao processador. É um barramento de alta velocidade que varia de micro para micro e atualmente gira em torno de 133 MHz a 2000 MHz, como nas memórias do tipo DDR3.
Barramento de Entrada e Saída: É o barramento I/O (ou E/S), responsável pela comunicação das diversas interfaces e periféricos ligados à placa-mãe, possibilitando a instalação de novas placas, os mais conhecidos são: PCI, AGP e USB.
        Os periféricos não se conectam diretamente ao barramento de sistema devido:
São exemplos de Barramentos de Entrada e Saída:
AGP; AMR; EISA; FireWire; IrDA; ISA; MCA; PCI; PCI-e; Pipeline; SCSI; VESA; USB, e; PS/2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com