Arte E Cultura
Pesquisas Acadêmicas: Arte E Cultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: t2014 • 2/10/2014 • 579 Palavras (3 Páginas) • 426 Visualizações
Os diversos povos que habitavam o continente africano, muito antes da colonização feita pelos europeus, eram bambambãs em várias áreas: eles dominavam técnicas de agricultura, mineração, ourivesaria e metalurgia; usavam sistemas matemáticos elaboradíssimos para não bagunçar a contabilidade do comércio de mercadorias; e tinham conhecimentos de astronomia e de medicina que serviram de base para a ciência moderna. A biblioteca de Tumbuctu, em Mali, reunia mais de 20 mil livros, que ainda hoje deixariam encabulados muitos pesquisadores de beca que se dedicam aos estudos da cultura negra.
Infelizmente, a imagem que se tem da África e de seus descendentes não é relacionada com produção intelectual nem com tecnologia. Ela descamba para moleques famintos e famílias miseráveis, povos doentes e em guerra ou paisagens de safáris e mulheres de cangas coloridas. "Essas ideias distorcidas desqualificam a cultura negra e acentuam o preconceito, do qual 45% de nossa população é vítima", afirma Glória Moura, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília (UnB).
Negros são parte da nossa identidade - O pouco caso com a cultura africana se reflete na sala de aula. O segundo maior continente do planeta aparece em livros didáticos somente quando o tema é escravidão, deixando capenga a noção de diversidade de nosso povo e minimizando a importância dos afrodescendentes. Por isso, em 2003, entrou em vigor a Lei no 10.639, que tenta corrigir essa dívida, incluindo o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas. "Uma norma não muda a realidade de imediato, mas pode ser um impulso para introduzir em sala de aula um conteúdo rico em conhecimento e em valores", diz Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, membro do Conselho Nacional da Educação e redatora do parecer que acrescentou o tema à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A cultura africana oferece elementos relacionados a todas as áreas do conhecimento. Para Iolanda de Oliveira, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, se a escola não inclui esses conteúdos no planejamento, cada professor pode colocar um pouco de África em seu plano de ensino: "Não podemos esperar mais para virar essa página na nossa história", enfatiza.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/africa-todos-511551.shtml
Com base na leitura e no entendimento do texto, marque a alternativa correta:
I) O texto em questão discorre um tema atual e que precisa ser urgentemente revisto em todas as escolas: o conhecimento sobre a África pode nos ajudar a entender melhor nossa cultura, identidade e relações socioeconômicas, bem como acabar com os preconceitos raciais.
II) No texto em questão podemos ver uma importante defesa: a África exótica selvagem precisa ser explorada somente por aqueles que se interessam por assuntos de arte tribal.
III) Entender o que é arte e quais são as relações que a cultura estabelece com o homem é fundamental para qualquer um que queira fazer parte de uma sociedade mais democrática.
IV) A lei 10.639 inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo
...