TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Areas De Atuaçao Da Contabilidade

Dissertações: As Areas De Atuaçao Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão abordados as áreas de atuação da Contabilidade, como perícia contábil, auditoria, controladoria, planejamento tributário e ciências atuariais. Além de discorrer mais minuciosamente procedimentos periciais, tipos de auditoria, impostos e tributações e profissional atuário.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 – PERÍCIA CONTÁBIL:

Dentre os principais procedimentos periciais estão o exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.

O exame tem como base a análise de livros, registros das transações e documentos. Os livros como o diário e o razão, entre outros, conforme a necessidade e/ou regime de tributação da empresa. Os registros das transações e documentos poderão ser verificados pelo perito, analisando, a veracidade das informações registradas e documentadas pela empresa periciada.

A vistoria é uma ou mais diligências que objetivam a verificação e a constatação da situação, coisa ou fato, de forma circunstancial podendo ser utilizado como comprovação do fato.

A indagação e a execução na busca de informação por meio de entrevista com os conhecedores do objeto, como o responsável pela escrituração, o contador ou o proprietário da empresa que será periciada, a referida entrevista deverá ser documentada e anotada para que possa ser útil na pericia.

A investigação consiste na pesquisa que busca trazer ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil o que está escondido por força de quaisquer circunstâncias. Sendo necessária uma investigação rigorosa, dos dados contábeis e financeiros da empresa.

O arbitramento é a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico e objetivo, sem que se deixe nenhuma dúvida que aquele e o melhor para o litígio.

A mensuração e o ato de quantificação (quantidade) física de coisas, bens, direitos e obrigações, fazendo com que o mesmo seja sempre a expressão da realidade.

A avaliação é o ato que estabelece valor de coisa, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas, levando sempre em consideração as variáveis que fazem parte do processo.

A certificação e o procedimento de verificação e confirmação das informações trazidas ao laudo pericial contábil pelo perito contador conferindo-lhe a autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional.

2.2 – AUDITORIA:

Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras e operacionais de uma entidade, feita por auditores contábeis com um conjunto de ações de assessoramento e consultoria com a finalidade de assegurar a precisão nas tomadas de decisão. Que podem ser das seguintes formas:

Auditoria externa é um instrumento de controle administrativo, onde se verifica o conjunto de procedimentos, como comprovar a exatidão dos registros contábeis, sugerir soluções para o aperfeiçoamento do controle interno da empresa, verificar a exatidão das demonstrações contábeis e emitir parecer sobre as demonstrações contábeis auditadas.

Auditoria interna é o procedimento de avaliação contínua dentro de uma empresa sendo uma forma de assistência nos procedimentos de obtenção da exatidão e validade dos dados produzidos pela empresa. Processo esse que auxilia ou até mesmo invalida a necessidade de uma auditoria externa feita por auditores independentes.

2.3 – CONTROLADORIA:

A controladoria é um segmento da contabilidade, mas também pode ser definido com ramo da administração, que tem como objetivo auxiliar os gestores no planejamento e controle da empresa, e assim traçar um planejamento estratégico e organizacional. Uma controladoria contribui para o alcance dos objetivos e assegura a continuidade da empresa no mercado.

2.4 – PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO:

O planejamento tributário é o ato que objetiva a redução ou eliminação da carga tributária. Por isso essa atividade empresarial preventiva, analisa os tributos, e visa maneiras que possa facilitar alternativas de variáveis que venham otimizar os tributos pagos pela empresa.

Imposto cumulativo e um imposto ou tributo que incide em todas as etapas intermediárias dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com