As Principais Habilidades Necessárias Para Um Gestor
Trabalho Escolar: As Principais Habilidades Necessárias Para Um Gestor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kauancaires • 26/3/2015 • 2.988 Palavras (12 Páginas) • 286 Visualizações
As principais habilidades necessárias para um gestor.
Analisamos que nos tempos atuais um gestor (administrador) para se obter sucesso em sua carreira, além do comprometimento com o que faz e com toda a sua equipe, ele deve ser estudioso, têm que estar sempre á procura das inovações que o mercado atual impõe. Pelo fato do ambiente de uma organização pública ou privada estar sempre em constantes mudanças e o número de informações geradas é desmedido, administrar riscos e prosperar é o objetivo de todas as empresas, em qualquer tipo de segmento.
O gestor deve alcançar de maneira eficiente e eficaz os objetivos de todos no geral, tanto externamente como internamente, para isso ele deve concentrar forças nos quatro princípios básicos da administração que é “planejar, organizar, direcionar e controlar” aplicar isso em todos os recursos, tais como financeiro, humano, mercadológico e até máquinas e equipamentos, com tudo isso cabe á ele buscar resultados com o mínimo de esforços.
Percebemos que o gestor atual quanto mais ele se capacita, maiores é ás chances que o seu empreendimento (privado) seja mais lucrativo e alcance metas, assim consequentemente alcançando uma longevidade no ramo, atingindo objetivos e tendo sucesso.
Concluímos que saber administrar é indispensável em todos os setores tanto público quanto privado, e existem algumas características notáveis em um gestor de sucesso;
Adaptabilidade:
Não importa onde, o bom líder sabe se adaptar às regras de qualquer companhia que saiba o que faz para quem e aonde quer chegar. Não importa se terá de se reportar a seis conselheiros de administração ou ao fundador de uma empresa tradicional, ele sabe exatamente o que deve ser feito. Não importa se trabalha numa metalúrgica de autopeças e consequente passa á liderar uma grife de roupas ou uma empresa de cosméticos, independente do ramo, ele domina muito bem suas funções.
Resiliência:
O executivo muitas vezes passa por inúmeras pressões para alcançar os resultados, depois de alcançar seus objetivos e ter passado pelos momentos turbulentos, ele se revolta por ter passado por aquilo, a resiliência é o contrário disso tudo. O gestor residente compreende que a pressão faz parte da função, e tem o entendimento que assumiu a função para alcançar as metas e resultados, e também os problemas neste percurso. Consegue compreender que tudo isso é a válvula de escape para a sua motivação.
• Interatividade:
Só com uma avaliação mais minuciosa o gestor saberá do talento que cada colaborador tem. A interação com a sua equipe de trabalho é um fator importante. O bom líder não cobra apenas resultados, ele também trabalha para alcança-los juntos a sua equipe. E por isso comemora cada pequeno avanço com eles. A proximidade com a equipe faz com que o líder também tenha uma visão melhor da sua equipe de trabalho.
• Ponderação:
Inovar processos, reduzir custos, demitir pessoas são decisões que mudam o rumo da organização e algumas vezes o futuro de pessoas que fazem parte do cotidiano de gestores de grande companhia. Ponderar as melhores alternativas para ele, a organização e os demais envolvidos é uma habilidade essencial para que o gestor tenha sucesso.
• Polivalência:
Os melhores gestores são aqueles que já passaram por áreas tão distintas quanto logística e marketing e souberam extrair o melhor de cada experiência. Da mesma maneira que o bom líder sabe se adaptar aos vários tipos de empresas, ele também consegue ter uma boa desenvoltura em vários departamentos. O líder que já passou por diversas áreas tem uma visão global de onde quer chegar e como chegar.
1.0 Definindo o que é empresa.
Compreendemos que empresa é uma unidade econômica e também social, integrada por elementos humanos, matérias e técnicos, que têm como objetivo sempre alcançar o topo do mercado onde atua, conciliando os fatores produtivos tais como “trabalho, terra e capital” e também têm como objetivo alcançar utilidades no mercado através de seus bens e serviços.
Às empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade econômica que elas desenvolvem, vamos citar alguns exemplos:
• Setor primário:
Desenvolvem suas atividades á partir de recursos próprios da natureza, como pecuária, agrícola e pesqueira.
• Setor secundário:
Desenvolvem suas atividades dedicadas á transformação de matéria-prima como acontece com ás indústrias e construção civil.
• Setor terciário:
Desenvolvem suas atividades prestando serviços no comércio em geral,existem também empresas individuais que pertencem á uma única pessoa física, e também existem empresas societárias constituídas por várias pessoas, neste caso ás sociedades podem ser anônimas de responsabilidade limitada e de economia sociais conhecidas como cooperativas entre outras.
Também definimos ás empresa de acordo com a respectiva titularidade do capital. Assim mencionaremos;
• Empresas privadas:
Todo o seu capital está em poder de particulares.
• Empresas públicas:
Todo o seu capital é controlado pelo Estado.
• Empresas mistas:
O capital é partilhado por particulares e o Estado.
• Empresas de autogestão:
O capital é de propriedade dos trabalhadores.
2.2 - Definindo o que é um gestor.
O gestor requer bom senso dentro de suas funções, estabelecendo rumos e dirigindo ás pessoas de acordo com suas obrigações de acordo com a execução do trabalho. São indispensáveis para um bom gestor (administrador) ter experiência, conhecimento, ter um alto grau de compreensão sobre si próprio e sua equipe de trabalho, além de lidar com os diferentes tipos de pessoas, essa é a tarefa das mais difíceis, pois pessoas têm pensamentos distintos, vontades e comportamentos diferenciados uma das outras, manter o equilíbrio emocional e motivacional nas adversidades e nas tomadas de decisão com toda a equipe, requer
...