As Tranças De Bintoun
Monografias: As Tranças De Bintoun. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariagra • 10/10/2013 • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 238 Visualizações
SÍNTESE REFLEXIVA
O texto uma abordagem integrada de aprendizagem vem apresentando a ideia de que a mente da criança tem um maior desempenho ao ser estimulada com unificação de experiências científicas a outras áreas do currículo. É essencial dar-lhes desafios para que possam ter a oportunidade de vivenciar uma aprendizagem variada e assim conhecer diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural. A partir daí gradativamente adquirir novas informações e vivências ampliando seus horizontes. E o professor, por sua vez, necessita ser o intermediador do conhecimento buscando criatividade e imaginação para que possa transmitir aos seus alunos estes de forma prazerosa, unindo atividades de diversas áreas. Conciliando atividades cientificas, movimento criativo, atividades artísticas, música, atividades matemáticas, dramatização, saídas de campo, pensamento criativo, experiências com alimentos e elos com literatura, existe grande disponibilização de mecanismos que o professor pode utilizar, e com certeza terá grande êxito, e não falo de materiais caros ou tecnológico, em apenas um passeio por exemplo ele pode explorar tudo o que chamar a atenção das crianças para trocar experiências.
As tranças de Bintou por sua vez é uma história infantil deliciosa de se ler para qualquer idade, pois conta a historia de uma menina que queria ter tranças com miçangas coloridas nos cabelos, mas não podia, pois ainda era muito criança e na sua aldeia só as meninas maiores poderiam usar, esta é uma tradição do seu povo. Mas ela não se conformava e não entendia que todas as fases da criança precisam ser respeitadas e a dela não poderia ser diferente e deveria ser vivenciada. Em um trecho do livro ela diz que não gosta de bolinhos de peixe com molho de pimenta, como toda criança, ela gosta de bolinhos fritos açucarados e papaia, nesta trecho demonstra toda sua inocência, e percebemos que apesar da vaidade e da pressa para fazer coisas que sua idade ainda não permite ainda é uma criança. Sua avó, com toda sabedoria e paciência, explicou o motivo pelo qual as crianças não poderem usar tranças, disse que quando Bintou crescesse faria, mas agora ela só poderia usar os birotes e os fez com lindos pássaros e cores então Bintou ficou feliz.
O texto nos mostra que o desempenho mental de uma criança aumenta com um trabalho interdisciplinar, e a história nos leve a um lugar mágico, distante, com uma rica cultura e com uma criança que busca explicações, que a convença de que ela não pode usar suas tão sonhadas tranças. Ela como todas as crianças estão na fase da curiosidade e esta é uma excelente oportunidade para se trabalhar ensinando-lhes conceitos, ampliando seu raciocínio fazendo com que compreendam e ampliem conhecimentos modificando concepções.
Na historia de Bintou podemos aproveitar ótimos conteúdos para usarmos em diferentes áreas pois a historia é muito colorida e com isso podemos trabalhar as cores, também nos deixa com uma grande curiosidade acerca das culturas diferentes as nossas, a culinária também é um ótimo elemento para se pesquisar junto aos alunos, podemos buscar alguns alimentos que acreditam ser criações nossas, mas que na verdade são trazido de outras culturas, podemos contar o numero de personagens da historia e falar seus nomes perguntando ao aluno se ele conhece alguém que possua o mesmo nome, a dança, as festas com foi a do batizado do irmão de Bintou, crenças, roupas e acessórios também podem ser pesquisadas e confeccionadas em uma aula de arte e muitas outras possibilidades podem ser encontradas para que possamos explorar a curiosidade dos alunos.
Tanto o texto quanto a historia nos remete a ao trabalho interdisciplinar pois o primeiro nos da a ideia de conexões de conceitos e a segunda nos mostra que a partir de uma historia podemos promover e trabalhar diferentes conteúdos.
O que chama muito a nossa atenção na história é a riqueza na sua diversidade cultural, de um povo que respeita e cultiva suas tradições e principalmente que as transmite para as novas gerações.
ATIVIDADES PRÁTICAS
IDADE: Educação Infantil.
ATIVIDADE A PARTIR DA HISTÓRIA AS TRANÇAS DE BINTOU PARA ALFABETIZAÇÃO.
Conteúdo: Alfabeto.
Objetivo: Identificar as letras do alfabeto.
Descrição das atividades: Espalhar letras grandes de e.v.a no chão da sala de aula e pedir para que as crianças identifiquem as letras que começam os nomes dos personagens, e do seu próprio nome também.
Avaliação: A avaliação será feita através da observação
...