Assessoria E Consultoria Em Serviço Social
Artigo: Assessoria E Consultoria Em Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alipiopc • 26/4/2014 • 10.350 Palavras (42 Páginas) • 565 Visualizações
Assessoria e consultoria em serviço social
SUMARIO
INTRODUÇÃO.............................................................................. 04
ASSESSORIA dicionário................................................................ 05
ASSESSORIA AO TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL........ 05
............................................................................................................. 06
COMO CONTRIBUIR POR MEIO DA ASSESSORIA............. 07
IMAGEM 1..................................................................................... 08
UM PAIS SE CONTROI COM COMPROMETIMENTO...........08
SERVIÇO SOCIAL À GESTÃO DE POÍTICAS SOCIAIS...........09
MUSICA PROBLEMA SOCIAL......................................................09
RELEVANCIA DO ASSISTENTE SOCIAL....................................10
...............................................................................................................11
CONCLUSÃO.....................................................................................12
BÍBLIOGRAFIA.................................................................................13
INTRODUÇÃO
Há muito tempo o Serviço Social tem sido referenciado ao compromisso do exercício profissional no campo da assessoria/consultoria.
Interessantemente, como toda temática emergente deve ser tratada com cuidado para que não se caia no marasmo, tão ovacionado pela onda pós-moderna na sua busca desencadeada de novas teorias e metodologias.
A de se convir que a temática da assessoria/consultoria é de suma importancia para a profissão, mas não pode ser tratada de forma independente do debate teórico que o Serviço Social vem acumulando ultimamente.
Há muita demandas para esse trabalho para os assistentes sociais; como também os assistentes sociais, notadamente os envolvidos na docência, vêm buscando espaços de assessoria.
Ao requisitar os profissionais de Serviço Social para assessoria/consultoria nota-se neste sujeito uma capacidade de conhecimentos, teóricos e empíricos sobre políticas sociais na área de mobilização social.
Atualmente os profissionais de Serviço Social detêm pode estar servindo a diferentes interesses.
Os Assistentes Sociais vêm sendo demandados a assessorar a criação de políticas sociais, de serviços sociais, de trabalhos educativos junto à população.
O Assistente Social tem um grande desafio mediante a assessoria e consultoria no Serviço Social.
04
ASSESSORIA
Ato ou efeito de assessorar; assessoramento. Órgão, ou conjunto de pessoas, que assessora um chefe. Escritório, ou instituição, especializado na coleta e análise de dados técnicos, estatísticos ou científicos. Lugar em que funciona uma assessoria
ASSESSORIA AO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
Segundo Castel (1997), a questão social, hoje, coloca-se basicamente a partir da produção e distribuição de riquezas, ou seja, das desigualdades sociais geradas pela má distribuição da renda entre os sujeitos.
As demandas apresentadas à profissão podem ser oriundas do conflito suscitado entre o capital e o trabalho, como a exploração, o não acesso a direitos, o
desemprego, o subemprego,etc., podendo ser vinculadas a outras questões de cunho mais genérico, como à exclusão social, abaixa qualidade de vida, a baixa estima dos indivíduos, grupos e populações, a desestruturação familiar, as diversas formas de violência, entre outros.
Para poder intervir na questão social, os profissionais do Serviço Social têm como princípio e compromisso ético-político, que consta no Código de Ética dos Assistentes Sociais (1993), a ampliação e consolidação da cidadania, que deve ser considerada tarefa primordial de toda a sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras. A cidadania, segundo Shons (1999), é vista como exercícios de direitos do homem legitimados pelo
Estado. Outros princípios defendidos e propostos pela profissão do Serviço Social são: o posicionamento em favor da igualdade e da eqüidade social, opção por um projeto social vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação e exploração de classe, etnia e gênero.
Para que os profissionais do Serviço Social intervenham na sua prática cotidiana e institucional, tendo como referência os princípios ético-políticos da profissão, faz-se necessário identificar e desvelar, na realidade, a questão social e suas múltiplas manifestações.
De acordo com Faleiros (2001), a proposta que é possível e viável na construção de uma estratégia de intervenção profissional, sem se perder a força e o conhecimento específico da profissão, seria a de assumir a particularidade da profissão no contexto das transformações das relações e da realidade social.
A realidade está em processo contínuo de transformação e pode-se pensar que, no seu deciframento, os assistentes sociais devem “construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas
...