TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associação De Resistores

Monografias: Associação De Resistores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E CAPACITORES E UTILIZAÇÃO DO PROTOBOARD

INTRODUÇÃO

Os capacitores, assim como os resistores, podem ser associados em série, paralelo ou misto. Esses são elementos de circuito elétrico que tem como principal função o armazenamento de cargas elétricas. Essas associações têm como objetivo obter a capacitância desejada.

Capacitores em série: nesse tipo de associação, os capacitores são ligados da seguinte forma: a armadura positiva de um capacitor é ligada com a armadura negativa do outro capacitor e assim sucessivamente. Para determinar a capacitância equivalente de uma associação de dois ou mais capacitores utilizamos a seguinte relação matemática:

Capacitores em paralelo: em paralelo, as placas positivas dos capacitores são ligadas entre si, bem como as negativas. Para determinar a capacitância equivalente utiliza-se a seguinte equação matemática, veja:

Resistores em série: Os resistores estão em série quando a corrente que passa for a mesma dos outros, mas a tensão é diferente.

   

           O cálculo é feito somando-se todos os resistores para encontrar o valor total. Sabendo o valor total é possível aplicar a Lei de Ohm, e calcular a resistência equivalente.

Resistores em paralelo: Na associação em paralelo, a tensão em todos os resistores é a mesma, a corrente que é dividida.

 

 

               Nesse tipo de associação, o inverso do resistor equivalente é igual a soma dos inversos dos resistores: 

PROTOBOARD: uma protoboard, também conhecida como matriz de contatos, é utilizada para fazer montagens provisórias, teste de projetos, além de inúmeras outras aplicações. É constituída por uma base plástica, contendo inúmeros orifícios destinados à inserção de terminais de componentes eletrônicos. Internamente existem ligações determinadas que interconectam os orifícios, permitindo a montagem de circuitos eletrônicos sem a utilização de solda. As protoboards são projetadas para a realização de montagens experimentais e possuem limitações de ordem prática: baixa capacidade de corrente (cerca de 1A), capacitância e resistência dos contatos internos consideráveis, susceptibilidade à captação de ruídos e interferências, dentre outros fatores. Uma protoboard possui orifícios dispostos em colunas e linhas. As linhas encontram-se nas extremidades da protoboard e as colunas ao centro. As colunas são formadas exatamente por cinco furos cada uma. Todos os cinco orifícios de uma mesma coluna estão internamente conectados. Os orifícios de uma coluna não possuem conexões internas com os de outras colunas. Os orifícios das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com