TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Casos: Atividade Colaborativa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

Para manter o conhecimento dos funcionários que se aposentaram na empresa, uma boa ideia seria eles dessem palestras para os funcionários mais novos passando seu conhecimentos, suas dificuldades e conquistas. Seria muito estimulante para os novos funcionários.

O problema da Brasil Motores S.A. está ligado à qualificação profissional técnica e força de desenvolvimento no mercado. A experiência do Sr. Manoel deveria antes de se aposentar, ser atribuída a todos seus sucessores de forma que a substituição da mesma seja feita de forma que não prejudicasse na produção do veículos. A criação de uma equipe de Desenvolvimento e Tecnologia (D&T) é fundamental para que ela possa se posicionar em um cargo de liderança. Atribuí-la ao mundo globalizado, afim de, aceitar críticas de seu público-alvo para melhorias de seu produto.

Condições organizacionais para geração de conhecimento novo e idéias:

. Intenção Organizacional:

Trazer a todos os profissionais a experiência do Sr. Manoel e atribuí-la a produção. Desenvolver inovação para a nova aceitação do negócio no mercado automobilístico.

Autonomia:

Maior responsabilidade dos funcionários em criar novas técnicas de manuseio das máquinas com o intuito de gerir novos conhecimentos na organização e melhorar a produção. Além de criar a competitividade entre eles. Atribuir o espiral do conhecimento, e mostrar seu funcionamento a todos.

Redundância:

Rotatividade de funcionários de setores de mesma influência para compartilhar novas informações, conhecimentos e idéia.

Em relaçao a aula 5, percebi que todos os fatores giram em torno de “criar e repassar” conhecimento e como resultado, uma nova forma de fazer as coisas, ou seja, algo novo, uma inovação (todo o livro até agora so fala disso).

Basicamente, o indivíduo recebe a informação e a processa do seu jeito, baseado em suas experiências, suas emoções... e como consequência (dependendo do seu interesse, que por sua vez, depende da sua motivação) pode criar uma nova forma de operar tal problema.

Quanto aos 5 fatores que promovem a criação do conhecimento:

(1) COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO TÁCITO:

(2) CRIAÇÃO DE CONCEITOS:

(3) JUSTIFICAÇÃO DE CONCEITOS;

(4) CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO;

(5) NIVELAMENTO TRANSVERSAL DO CONHECIMENTO.

(1)Através do know-how, (2) pode-se criar novos conceitos, após a criação, pergunta-se o (3)“por que” de tal conceito, o conceito que foi respondido pode dar (4) início a uma nova ideia, a partir disso, é possível ter um protótipo (uma base) e para finalizar, (5)surge uma nova forma de fazer tal objeto, em outras palavras, um conhecimento novo.

Acredito que tal conhecimento possa ser criado com motivação, com pessoas acompanhando de perto o desenvolvimento de seus colaboradores, com interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com