Atividade Colaborativa GNI
Trabalho Escolar: Atividade Colaborativa GNI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlineHenn • 19/3/2014 • 1.442 Palavras (6 Páginas) • 393 Visualizações
FACULDADES ANHANGUERA DE VALINHOS
Gestão de Negócios Internacionais
Administração
Valinhos, 2012
FACULDADES ANHANGUERA DE VALINHOS
Gestão de Negócios Internacionais
Administração
Trabalho referente á Atividade Colaborativa da disciplina Gestão de Negócios Internacionais realizado por alunos do curso de Administração orientado pelo professor Adriana Nadaes através do ambiente virtual de aprendizagem da Anhanguera Educacional.
Valinhos, 2012
RESUMO
No decorrer desta atividade o objetivo é demonstrar a situação de um país em relação a sua aceitação ao investimento estrangeiro que nesse caso se trata da Índia, um dos países emergentes que como veremos, nos fornece várias vantagens em termos comerciais.
Palavras chave: Índia; Investir; Relações Internacionais.
ABSTRACT
During this activity the goal is to demonstrate the situation of a country relative to its acceptance of foreign investment in this case it comes from India, a country emerging as we shall see, gives us several advantages in terms of trade.
Keywords: India, Investing, International Relations.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. PARÂMETROS INICIAIS 7
2.1 Produto(s) a serem exportados 7
2.2 Escolha do País Importador 7
3. HISTÓRICO DO PAÍS IMPORTADOR 7
3.1 Geografia 7
3.2 Características culturais 7
3.3 Características populacionais 8
3.4 Dados econômicos 8
3.5 Principais produtos importados 8
3.6 Principais produtos exportados 8
4. BARREIRAS APLICADAS PELO PAÍS IMPORTADOR 9
4.1 Barreiras não tarifárias 9
4.2 Barreiras tarifárias 9
5. QUESTÕES MACROECONÔMICAS DA ÍNDIA 9
5.1 Regime cambial 9
5.2 Taxa de juros 9
5.3 Taxa anual de inflação 9
6. REGIMES CAMBIAIS DOS ÚLTIMOS 20 ANOS 10
6.1 Regime(s) adotado(s) pelo país 10
6.2 Taxa de cambio em relação ao Real (R$) 10
6.3 Considerações 10
7. ESTRATÉGIAS DE VENDAS 10
8. CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
Índia
A escolha desse país dentre tantos motivos que nos atraem a ele, foi principalmente a forte inclinação que possui para tecnologia, que no mundo atual é um dos setores com maiores perspectivas de um futuro econômico estável. Outro fator importantíssimo foi que nos últimos tempos a Índia demonstra um histórico de elevação em indicadores comerciais e possui dos melhores crescimentos econômicos mundiais dos últimos anos, que por conseqüência, justifica a participação no BRIC (Conjunto de países que são considerados emergentes em suas economias, formado pela seqüência, Brasil Rússia, Índia e China)
2. PARÂMETROS INICIAIS
* 2.1 Produto(s) a serem exportados
O Produto a ser exportado está relacionado com tecnologia, tratando-se principalmente de computadores e seus periféricos.
* 2.2 Escolha do País Importador
Nome: República da Índia, (em hindi: भारत गणराज्य, Bhārat Gaṇarājya)
3. HISTÓRICO DO PAÍS IMPORTADOR
* 3.1 Geografia
A Índia ocupa a maior parte do subcontinente indiano, onde se encontra em cima da placa tectônica indiana, uma placa menor da placa indo-australiana.
* 3.2 Características culturais
A sociedade tradicional da Índia está definida como uma hierarquia social relativamente restrita. O sistema de castas é dividido pelas tradições locais em grupos sociais hereditários, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho. O grupo é endógamo, isto é, cada integrante só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo. Que são:
* Os brāhmaṇa (sacerdotes e letrados)
* Os kṣatrya (guerreiros)
* Os vaiśya (comerciantes)
* Os śūdra (servos: camponeses, artesãos e operários)
* 3.3 Características populacionais
Em 2011, a população do país era estimada em 1,2 bilhões de habitantes, figurando como o segundo país mais populoso do mundo (atrás apenas da China). Com uma população predominante de 15 a 64 anos que equivalem a uma parcela de 63,9% do total do país que em religiosidade conta com mais de oitocentos milhões de indianos (80,5 % da população) são hindus. Outros grupos religiosos com presença no país são muçulmanos (13,4 %), cristãos (2,3 %), siquistas(1,9 %), budistas (0,8 %), jainistas (0,4 %), judeus, zoroastristas, entre outros. Osadivasi constituem 8,1 % da população.
* 3.4 Dados econômicos
O A evolução do PIB per capita na Índia desde a década de 1990 foi em média de 4%ao ano. O crescimento do PIB total desse país tem surpreendido a muitos, alcançando taxas acima de 8% em vários anos. Entre 1990 e 2007 o PIB indiano cresceu em média 6,36% ao ano. Os setores que mais cresceram foram o industrial e a prestação de serviços, com destaque
...