Atividades Complementares
Tese: Atividades Complementares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pretosantana • 27/4/2013 • Tese • 1.841 Palavras (8 Páginas) • 1.770 Visualizações
Apresentação
2013
Atividades Complementares são aquelas que os alunos dos cursos semestrais, deverão realizar de forma individualizada para cada semestre do curso contemplando a carga horária do mesmo.
A seguir para conhecimento e orientação serão passadas de forma detalhada informações importantes de como elaborar e administrar essas atividades.
Leia com atenção este Manual de Atividades Complementares e guarde-o para futuras consultas.
.
INTRODUÇÃO
As Atividades Complementares são obrigatórias e indispensáveis para a formação acadêmica. Tem validade para o cumprimento de carga horária mínima exigida para cada semestre.
O acompanhamento das Atividades Complementares será por meio de relatórios, certificados e comprovantes, onde serão discriminados e anotados todos os trabalhos e atividades realizados pelos acadêmicos durante o semestre vigente. Equivalerá o portifólio do aluno e servirá como documento comprobatório de seus trabalhos e atividades realizadas.
Atividade Complementar (AC) curricular obrigatória é considerada como disciplina do curso, portanto deverá ser cumprida conforme as exigências, normas e prazos.
O cumprimento da Atividade Complementar (AC) é de inteira responsabilidade do aluno e deverá ser validado pelo professor responsável pela disciplina ao final de cada semestre letivo, cabendo ainda ao respectivo professor o encaminhamento para o registro das horas validasnto das Atividades estabelecidas nas Matrizes Curriculares.
O aluno que por qualquer motivo, deixar de cumprir Atividade Complementar ficará em regime de dependência. A DP gera ônus ao aluno dependente como qualquer outra disciplina do curso, impossibilitando-o de colar grau e concluir seu curso.
Somente será considerado como cumprida a Atividade Complementar, após a apresentação de relatórios, comprovações e validação pelo professor responsável da disciplina, que irá apor sua assinatura.
Ao final de cada semestre cabe ao ALUNO apresentar ao PROFESSOR/COORDENADOR um resumo das atividades praticadas ao longo do período letivo contendo:
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA ATIVIDADE
DATA OU PERÍODO DE REALIZAÇÃO
HORAS CUMPRIDAS PELA ATIVIDADE PROFISSIONALIZANTE.
Ao final do semestre o professor entrega na coordenação a listagem de alunos colocando ao lado do nome de cada um SUFICIENTE ou INSUFICIENTE e baseado nesses dados a coordenação ou o setor designado fará o lançamento na AREA RESTRITA em período estabelecido.
A falta de lançamento na AREA RESTRITA pelo não cumprimento por parte do aluno e a não validação pelos responsáveis, acarretará dependência, devendo realizá-lo novamente no semestre seguinte.
Assim, com o objetivo de abertura de um espaço de inserção no mercado de trabalho, é que a UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA – UNIBAN contempla a realização das Atividades Complementares.
OBJETIVOS GERAIS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES
A Atividade Complementar é uma atividade curricular obrigatória e indispensável para a formação acadêmica. Tem validade para o cumprimento de carga horária mínima exigida para o respectivo curso. Regulamentada e peça indispensável do conjunto das Diretrizes Curriculares Nacional. As atividades complementares deverão ser incrementadas durante todo o Curso de Graduação em Fisioterapia e as Instituições de Ensino Superior deverão criar mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes presenciais e/ou a distância. Podem ser reconhecidos: ,Monitorias e Estágios, Programas de Iniciação Científica; Programas de Extensão; Estudos Complementares;
introduzir e integrar o discente no ambiente de trabalho profissional;
Expor o acadêmico às atividades práticas, objetivando a associação desse aspecto com o curso a disciplina e teoria ensinada na sala de aula;
Desenvolver no acadêmico senso de responsabilidade quando do exercício de suas futuras atividades profissionais;
Estimular a capacidade de investigação científica e espírito crítico, capacitando-o para encontrar soluções aos problemas pertinentes ao seu curso, considerando com visão crítica os seus aspectos científicos, éticos, sociais, econômicos e políticos, de forma a compreender a necessária adequação da teoria à prática;
Fomentar a integração da Universidade no contexto geo-econômico onde o aluno terá que transferir e gerar conhecimentos que venham de encontro com a solução de problemas e o desenvolvimento sócio-econômico e cultural da região.
Criar condições para o aluno sistematizar e desenvolver conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso;
Aprofundar conhecimentos e habilidades na área de formação acadêmica;
Cumprir as determinações contidas na legislação específica para essa atividade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Capacitar o aluno tecnicamente para aplicação dos conhecimentos teóricos transmitidos através das disciplinas que compõem o currículo, desenvolvendo e participando de projetos nas diversas áreas técnicas;
• Desenvolver o conhecimento e criatividade do aluno com vista à sua ascensão profissional;
• Propiciar condições de relacionamento com profissionais das respectivas áreas técnicas que condizerem com seu curso e respectiva disciplina.
ÁREAS DE APLICAÇÃO:
As Atividades Complementares poderão ser realizadas em Instituições Públicas ou Privadas que oferecem atividades voltadas a PREVENÇÃO e REABILITAÇÃO FISICA ou quaisquer outras elaboradas junto a profissionais que atuem em setores das mais diversas áreas da FISIOTERAPIA.
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
a. O aluno poderá realizar a Atividade Complementar na própria organização
...