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Atps Algoritmo

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Por:   •  18/9/2013  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

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Atividades práticas supervisionadas

ETAPA 1 – PASSO 3 E 4

RESOLUÇÃO:

a. Ø externo = 1000 Largura x 0,610

b. Ø externo = 1150 Largura x 1,15 x 0,678

c. Ø externo = 1200 Largura x 1,2 x 0,725

d. Ø externo = 1000 Largura x 1,5 x 0,933

INICIO

Peso = Largura x (Diâmetro externo/ 1000) x Peso por metro linear;

se (diâmetro externo é `1000´)

então

largura *(diâmetro externo/1000)* 0,610;

fimse

se (diâmetro externo é `1150´)

então

largura *(diâmetro externo/1000)* 0,678;

fimse

se (diâmetro externo é `1200´)

então

largura *(diâmetro externo/1000)* 0,725;

fimse

se (diâmetro externo é `1500´)

então

largura *(diâmetro externo/1000)* 0,933;

fimse

fim

Resolução:

int CalculoPesoTeorico(int largura, int diamentro)

{

float peso_teorico;

float peso_por_metro;

switch(diametro){

case 1000: peso_por_metro = 0.610;

break;

case 1150: peso_por_metro = 0.678;

break;

case 1200: peso_por_metro = 0.725;

break;

case 1500: peso_por_metro = 0.933;

break;

}

peso_teorico = largura*diametro*peso_por_metro/1000;

return floor(peso_teorico + 0.5);

}

Relatório 1 – Conceitos Fundamentais de Programação

Para a conclusão dos passos anteriores, já solucionado, foi realizada uma função matemática que resumiu o calculo do peso teórico de uma bobina filha, e desenvolveu as variáveis necessárias para armazenar essas informações no computador, isso foi feito através da divisão dos passos, foi feita uma discussão da melhor maneira, após algumas sugestões, fizemos os modelos, testamos e então lançamos o resultado na atps.

Contudo, foi observada a utilidade dos algoritmos no meio externo, e uma melhor compreensão dos conteúdos apresentados em sala de aula.

ETAPA 2 – PASSOS 1 AO 4

PASSO 1 e 2

Introdução à Programação de computadores para Curso de Engenharia e de Automação

Uma simples receita de bolo como um algoritmo, outros autores consideram esses exemplos simplificações demasiadas do conceito e preferem associar o conceito de algoritmo a soluções computacionais.

Neste aspecto, podemos expressar a solução de qualquer problema na forma de

algoritmo, desde o mais simples ao mais complexo e independente se solucionáveis

no universo real, ou no universo computacional.

Em todos os algoritmos são identificadas características comuns, que são séries

finitas e bem definidas de passos ou regras que, quando realizadas, produzem um

determinado resultado.

São propriedades de algoritmos:

-ações simples e bem definidas (não ambíguas);

- sequência ordenada de ações;

- sequência finita de passos.

Universo REAL, isto é, resolver o problema no mundo REAL.

Universo COMPUTACIONAL, isto é, resolver o problema com o computador.

Evidentemente, nem todos os problemas do universo REAL são solucionáveis no universo COMPUTACIONAL.

É importante perceber, que o método de interpretação, entendimento e solução de um problema difere de universo para universo, o método de solução e os recursos adotados, para a solução de um simples problema matemático, podem ser diferentes quando solucionados no universo real, da solução adotada no universo computacional.

Expressão e solução do problema no Universo REAL:

PROBLEMA  AÇÃO  SOLUÇÃO

1. Identificamos o problema;

2. Analisamos e entendemos o problema;

3. Definimos uma solução, isto é; o conjunto de ações a serem tomadas;

4.Executamos esse conjunto de ações;

5.Obtemos um resultado, ou seja, a solução do problema. Ações que devem ser realizadas em uma seqüência lógica.

- Imagine que meus amigos me chamaram pra ir à pizzaria:

1. Identificação do problema:

DINHEIRO PARA A PIZZA

2. Análise e entendimento do problema:

Não tenho dinheiro no bolso, no banco não tem o suficiente.

Solução 1 – pedir emprestado aos meus amigos,

Solução 2 – pedir para o meu Pai,

3. Como vou solucionar o problema:

Ligar para o meu Pai, pedir que deposite dinheiro na minha conta, ir a um caixa eletrônico, retirar dinheiro.

4. Realização das ações:

Liguei para meu Pai, ele depositou dinheiro na minha conta.

5. Solução do problema:

Fui ao caixa eletrônico.

Observe que, o conjunto de ações para resolver o problema “Dinheiro para a pizza”, pode ser utilizado para resolver uma gama maior de problemas, ou seja, toda vez que precisarmos de dinheiro, podemos adotar a mesma sequência de ações:

“Temos uma espécie de receita para quando o problema for dinheiro.”

Expressão e solução do problema no Universo COMPUTACIONAL

PROBLEMA  AÇÃO  SOLUÇÃO

PROBLEMA  PROGRAMA  SOLUÇÃO

Podemos classificar os problemas em três classes distintas:

1. Os que não podem ser resolvidos no Universo COMPUTACIONAL,

2. Os que também podem ser resolvidos no Universo COMPUTACIONAL,

3. Os que somente podem ser resolvidos no Universo COMPUTACIONAL.

Deve-se observar, que Independente da classe do problema resolvido pelo computador, os problema são conhecidos no mundo REAL e somente serão resolvidos no universo COMPUTACIONAL após serem identificados, analisados e entendidos no universo REAL para ser resolvido no universo COMPUTACIONAL, é necessário que o problema seja entendido e sua solução conhecida no universo REAL.

A execução deste programa vai resultar na solução do problema.

Algo como:

1. Analisamos e entendemos o problema no universo REAL

2. Expressamos uma solução como um conjunto de ações (um algoritmo),

3. Modelamos o algoritmo na forma de uma linguagem de computador,

4. Executamos o programa obtendo uma solução,

5. Transformamos a solução para uma forma visual no universo REAL.

Exemplo prático:

-Imagine que você foi contratado para elaborar um programa de computador, capaz de verificar se um determinado número, inteiro e positivo, é PAR ou IMPAR.

1.1 Identificações do Problema:

N é PAR ou IMPAR?

1.2 Análise e entendimento do problema:

Um número é PAR se for divisível por 2

2.1Como solucionar o problema:

Soluções de problemas no universo COMPUTACIONAL somente podem ser obtidas após o problema ser resolvido no universo REAL. 

Algoritmo no Cotidiano:

No nosso dia a dia é comum termos que realizar ações para alcançarmos determinados resultados, às vezes realizamos essas ações de forma coordenada ou de forma não ordenada, com isso surge à questão se sabermos diferenciar um fato imprevisível de uma ação. 

Algoritmo Estruturado:

Todo algoritmo deve ser escrito de forma clara e precisa e com isso é muito importante que ele seja escrito seguindo um padrão de forma que possa ser interpretado por todos. Abaixo mostramos informações básicas de um algoritmo:

-Nome: Identificador do programa

-Variáveis: Variáveis que são utilizadas no programa

-Procedimentos: procedimentos que podem ser utilizados no programa

-Funções: Funções que podem ser utilizados no programa

-Bloco de Ações: As ações que o programa vai executar

PASSO 3

#include<stdio.h>

#include<iostream>

#include<stdlib.h>

#include<conio.h>

#define linhas 20

#define coluna 5

main()

{int pedido,c;

int matriz[pedido][4];

float nBobinasJumbo,pesobobinajumbo,porcent_usada,soma_2,porcent_restante,renegociar,total_pedidos,largura_total,altura_total,pesojumbo,peso_total,raio,perdaComercial,num_producao,porcent_perdacomecial,ppml;

system("color 1f");

printf("Informe os valore ao programa seguindo as seguintes exigencias para que nao \nocorra erro no resultado final: \nLargura maior que 100mm e menor que 1500 mm \nAltura maior que 800mm e menor que 1400mm \nPeso maior que 250kg e menor que 1000kg");

pedido=1;

total_pedidos=pedido;

while (largura_total<2400)

{

for(c=1;c<3;c++)

{

printf("\n\n\nPedido numero %d",pedido);

printf("\nInforme a largura da bobina:");

scanf("%d",&matriz[pedido][c]);

if(matriz[pedido][c]<=1500 && matriz[pedido][c]>=800 )

{printf("A largura aprovada");

largura_total=largura_total+matriz[pedido][c];

}

else printf("A largura foi negada, reinicie o programa e tente novamente");

printf("\n\nInforme a altura da bobina:");

scanf("%d",&matriz[pedido][c]);

if (matriz[pedido][c]>=800 && matriz[pedido][c]<=1400)

{printf("A altura foi aprovada");

altura_total+=matriz[pedido][c];

}

else

printf("A altura foi negada, reinicie o programa e tente novamente");

printf("\n\nInforme o peso da bobina:");

scanf("%d",&matriz[pedido][c]);

if (matriz[pedido][c]>=250 && matriz[pedido][c]<=1000)

{printf("O peso foi aprovado");

peso_total+=matriz[pedido][c];

}

else

printf("O peso foi negado, reinicie o programa e tente novamente");

matriz[pedido][3] = matriz[pedido][1] * (matriz[pedido][2] / 1000)*ppml;

pedido++;

}

}

soma_2=altura_total/2;

pesobobinajumbo=5000;

porcent_restante=((largura_total-2450)/2450)*100;

porcent_usada=((largura_total)/2450)*100;

renegociar=largura_total-2450;

{

printf("\n____________________________________________________________________");

printf("\n\nForam feitos %d pedidos",pedido-1);

printf("\n\nA soma das larguras, ou largura total, dos pedidos e: %.2f",largura_total);

printf("\nA soma dos peso dos pedidos e: %.2f",peso_total);

printf("\nA soma dos raios, ou altura dividido por 2, dos pedidos e: %.2f",soma_2);

printf("\n_______________________________________________________________________");

printf("\nA porcentagem de bobinas jumbo de 2.450mm que sera usado e: %.2f%%\n\n",porcent_usada);

if (renegociar>0)

{

printf("\nRenogociar os %0.2f mm pedidos a mais ",renegociar);

}else

printf("\nRenogociar os %0.2f mm restantes paara evitar desperdicio",renegociar);

}

getch();

system("pause");

}

PASSO 4

Relatório 2 – Programação estruturada

Para a realização dos passos anteriores, foi necessária a leitura do artigo: Introdução à programação de computadores para cursos de Engenharia e de Automação, e de capítulos do PLT do curso e matéria em especifico, após isso alguns integrantes do grupo fizeram um breve resumo sobre os conteúdos exigidos e assim composto o passo 1 e 2 desta etapa.

Para a compreensão e solução do passo 3 desta etapa, foram diversos lugares consultados, deste livros e internet, como também ajuda de acadêmicos dos cursos de ciência da computação, além de discussões com integrantes de outros grupos desta mesma turma, após muito esforço se chegou a esse algoritmo, com destaque para as matrizes e condições utilizadas na sua composição.

Compreendemos que o objetivo principal desta atividade, que seria a apresentação de situações reais, em que a matéria em questão é aplicada no cotidiano, foi perfeitamente executada e por isso damos por encerrada as atividades praticas supervisionadas da disciplina de Algoritmos e programa do curso de engenharia civil, 1º semestre.

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