Atps Algoritmos E Programação
Trabalho Escolar: Atps Algoritmos E Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danieltumani • 20/11/2014 • 1.884 Palavras (8 Páginas) • 285 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 Noções de Algoritmos. 5
3 Pseudo Linguagem. 5
4 Estrutura de um Programa. 5
5 Tipos primitivos para representação de dados e variáveis. 8
5.1 Dados 8
5.2 Variáveis 9
6 Operadores Aritméticos, Lógicos e Relacionais. 9
6.1 Operadores Aritméticos 9
6.2 Expressões Lógicas 10
6.3 Relacionais 11
7 Características do Ambiente de Desenvolvimento C. 12
8 Desenvolver uma função matemática que resuma o cálculo do peso teórico de uma Bobina Filha. Fórmula. 13
9 Conclusão. 18
10 BIBLIOGRAFIA 19
1 INTRODUÇÃO
Na atividade a seguir teremos 9 capítulos que abordam assuntos referentes às noções de algoritmos, pseudolinguagem, estrutura de programa, tipos primitivos para representação de dados e variáveis, operadores aritméticos, lógicos e relacionais, características do ambiente de desenvolvimento C e por fim a criação de um programa que resuma o cálculo do peso teórico de uma bobina filha.
2 NOÇÕES DE ALGORITMOS.
O algoritmo é a base da computação e programação, é formado por passos sequenciais e lógicos para realizar a conclusão e aperfeiçoamento de certos problemas. Todos os programas de computador são formados por algoritmos estruturados que resolvem os problemas matemáticos lógicos com objetivos específicos.
Existe também os algoritmos não estruturados, que são aqueles que executamos em nossa rotina sem perceber como por exemplo: fazer um almoço que é formado de vários passos sequenciais.
Um algoritmo tem que ter em sua estrutura uma ordem lógica da execução das tarefas, ele deve ser completo com um alto nível de detalhamento e sempre deve ter inicio, estrutura e fim.
3 PSEUDO LINGUAGEM.
Pseudo Linguaguem é uma forma mais simples de descrever algoritmos sem se preocupar com os detalhes de uma linguagem de programação real, Esta forma de escrita tem a vantagem de fazer com que o algoritmo seja escrito de uma forma que está próxima de uma linguagem de programação,
4 ESTRUTURA DE UM PROGRAMA.
Um programa é composto de uma ou mais funções. Sendo que a única função obrigatória é a main(). Esta é a primeira função a ser chamada toda vez em que o programa é executado. Toda função deve ter o seu nome precedido de parênteses “()”,indicando que se trata de uma função. Os símbolos “{“ e “}” representam o inicio e o termino da função respectivamente.
Programas C tem a seguinte estrutura geral:
#include <stdio.h>
definição de constantes
funções
int main()
{
declaração de variáveis
....
sentenças
....
}
Regras gerais usadas em uma estrutura de programa C
• Toda função tem um corpo delimitado por { }.
• Toda função é precedida de parênteses ().
• Todo programa em linguagem C deverá conter uma função main.
• As linhas de códigos/instruções são sempre encerradas por
ponto-e-virgula (;).
• Os comentários são delimitados por /* */ ou ainda //
– Exemplo: /* engenharia informática */
– ou //engenharia informática
Nome das bibliotecas, funções e tipos de funções
stdio.h Standard input/output printf(); scanf(); fopen(); fclose(); fprintf();puts(); getchar();
stdlib.h Nºconversion, storage,alocation atoi(); atof(); rand(); exit(); malloc(); abs(), etc.
string.h Manipulação de strings strcpy(); strcmp(); strlen();strcat() - concatenation,etc.
math.h Funções matemáticas sin(); cos(); exp(); sqrt(); fabs(); log(); pow(); sinh(), etc.
time.h Manipulação de tempo/data clock(); time();
signal.h Mandar signals aos processos
limits.h Limites das constantes INT_MAX 32767, INT_MIN 32767, CHAR_BIT 8 bits
Algumas funcões em C
printf(): print + format Imprime uma string ou um valor de uma variável no ecrã
scanf() scan +format : lê dados do teclado e guarda-os numa variável
fopen() Abre um ficheiro existente, se não existir cria o ficheiro
fclose() Fecha o ficheiro
fprintf() Imprime dados no ficheiro
puts(): put string Escreve uma cadeia de caracteres no ecrã seguido de um carácter ‘\n’
getchar() Lê um carácter (no buffer, etc)
atoi(): ask to int Converte uma string em um número inteiro
atof(): ask to int Converte uma string em um número real
rand(): random Gera números aleatórios
exit() Sair do Programa ou terminar o programa
malloc:memory allocation Alocação
...