Atps Contabilidade
Monografias: Atps Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luadlucy • 17/6/2013 • 3.090 Palavras (13 Páginas) • 359 Visualizações
ATPS: “Lista de verificação e apresentação das habilidades esperadas do profissional de Contabilidade no dia a dia”
Professor EAD/: Milton Gonçalves
Tutor a Distância: Leonardo Takamasa Otsuka
Tutor Presencial: Antônio Kato Junior
Cuiabá-MT, 22 de abril de 2013.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..............................................................................................................03
ETAPA 1
CONCEITOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE..................04
ETAPA 2
Resenha – Capitulo 2- Livro – Contabilidade Financeira.....................................09
ETAPA 3
BALANÇO PATRIMONIAL...................................................................................11
ETAPA 4
PASSO 2: Separação e Classificação das Contas...............................................12
PASSO 3: DRE (Demonstração do Resultado do Exercício.................................12
PASSO 4: Relatório final.....................................................................................14
REFERENCIAS..............................................................................................................15
INTRODUÇÃO
A contabilidade pode ser considerada como uma ciência ou uma técnica que visa fornecer informação de utilidade na hora de tomar decisões econômicas. Trata de estudar o patrimônio e traduz os seus resultados nas chamadas demonstrações financeiras, que resumem situações econômicas.
A contabilidade é considerada uma ciência tendo em conta que fornece conhecimento verdadeiro (sistemático, verificável e falível), e não suposições. O seu desenvolvimento implica a formulação de hipóteses e a construção de teorias que permitem prever e explicar os fenômenos do seu objeto de estudo.
Por outro lado, a contabilidade também é uma técnica, tendo em conta que, com base nos seus procedimentos, se podem processar e aplicar os dados.
Diz-se que o estudo científico da contabilidade teve origem em 1494, na altura em que Luca Pacioli (conhecido como Fray Luca de Borgo Sancti Sepulchri) publicou a sua obra “Summa de Arithmetica, Geometría, Proportioni e Proportionalita”.
Relativamente ao objeto de estudo da contabilidade (o património), este costuma ser representado graficamente em forma de T: na coluna da esquerda, inclui-se aquilo que se deve (Débito), ao passo que, na da direita, consta o Crédito.
Existem dois grandes tipos de contabilidade: a financeira ou externa/geral, que fornece informação sobre a situação financeira de uma empresa aos agentes económicos visados (como é o caso dos clientes, dos investidores e dos fornecedores) e que se encontra oficialmente regulamentada, e a contabilidade de gestão ou interna, isto é, aquela que é usada para calcular os custos e os movimentos econômicos no seio de uma empresa.
ETAPA 1
1. CONCEITOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
1.1 – O que é Contabilidade?
É a Ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, objetivando representá-lo graficamente, seu fenômeno e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas conseqüências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade) a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração. Onde, serve para estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.
1.2 – Quais os Objetivos da Contabilidade?
A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto
de contabilização. O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil. O objetivo científico da contabilidade manifesta-se na correta representação do Patrimônio e na apreensão e análise das causas e suas mutações. Já sob a ótica pragmática, a aplicação da Contabilidade a uma entidade particularizada busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do Patrimônio da entidade e suas mutações. O que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos expressos sob forma de relatos, pareceres,tabelas, planilhas e outros meios.
No caso, o objetivo “econômico” é empregado para designar o processo de formação de resultado, isto é, as mutações quantitativo-qualitativas do patrimônio, as que alteram o valor do Patrimônio Líquido, para mais ou para menos, corretamente conhecida como ‘receitas” e “despesas”.
Já os aspectos qualificados como “financeiros” concernem, em última instância, aos fluxos de caixa.
1.3 – Quem são os usuários da
...