TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidades E Custos

Dissertações: Atps Contabilidades E Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD

CURSO GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

AURELIA NERES DOS SANTOS – 375066

MARIA ALBA STELLA COIMBRA ALVES– 397913

NUBIA MARIA RODRIGUES PINTO – 395663

ROGERIO GOMES DINIZ – 387499

WANDETH DOS SANTOS CORREA CUNHA– 390154

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Cálculo do custo de produção de produtos e análise de lucro e ponto de equilíbrio

Atividade Prática Supervisionada – ATPS, apresentada como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Contabilidade de Custos, do Curso de Graduação em Administração – 5º Semestre da Universidade Anhanguera – UNIDERP, Pólo São Luís – MA. Sob orientação da Tutora Presencial Kátia Cesar Viana.

SÃO LUIS - MA

MAIO/2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO. 4

2. CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS. 5

2.1 Os principais tipos de Custos são: 5

2.1.1 Custo Direto e Indireto: 5

2.1.2 Custo Variável e Fixo 5

3. SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DOS CUSTOS, TIPOS DE CUSTOS, CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS. 6

4. DEPARTAMENTOS DE APOIO DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO SERVIÇOS. 7

5. ATUALIZAÇÃO DO MAPA DE CUSTOS. 8

6. TABELA – HORA TRABALHADA. 8

7. APURAÇÃO DE CUSTO DE PRODUÇÃO. 8

8. ANÁLISE GERENCIAL DE CUSTOS, PARÂMETROS DE LUCRATIVIDADE E EQUILÍBRIO FINANCEIRO. 9

9. CONCLUSÃO. 10

10. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 11

1. INTRODUÇÃO.

A Contabilidade de Custos é a parte da ciência contábil que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos para se obter um bem de venda ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço. As atividades executadas a seguir consistem em fortalecer o aprendizado no que se diz a Contabilidade de custos e os seus efeitos no ramo empresarial-financeiro, que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos inventários, dos serviços, dos componentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisão. Podemos avaliar a função e importância da Contabilidade de Custos em uma empresa, sem esta área em ela ficara sem controle de seus balanços, e lançamentos. Neste campo facilita as informações para várias áreas gerenciais da empresa, que tem como função o planejamento e controle das tomadas de decisões. De acordo com a matéria dada ao longo do curso começamos a montagem. A contabilidade de Custos são gastos que a entidade realiza com o objetivo de por o seu produto pronto para ser comercializado, traz um retorno financeiro e pertence à atividade-fim, pela qual a entidade foi criada, está presente no nosso dia-a-dia e por isso vamos desenvolver algumas etapas restantes para entendermos e compreendermos o custo de fabricação indireto, a mão de obra direta e a margem de contribuição.

2. CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS.

Custos são gastos que a empresa realiza com o objetivo de por o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando ou apenas revendendo, e o de cumprir com o um serviço contratado. Uma diferença básica para a despesa é que "custo" traz um retorno financeiro e pertence à atividade-fim, pela qual a empresa foi criada. Já despesa é um gasto com a atividade meio e não gera retorno financeiro, apenas propicia certo "conforto" ou funcionalidade ao ambiente empresarial. Custos industriais geralmente são: matéria prima, energia consumida (eletricidade e/ou combustíveis), água consumida, materiais industriais diversos, mão de obra, depreciação dos itens imobilizados de produção, entre outros. Alguns custos são facilmente identificáveis aos produtos, outros são comuns a vários produtos. Alguns acompanham o volume de produção ou vendas, outro não tem nada a ver com o volume de produção ou vendas.

2.1 Os principais tipos de Custos são:

Custo Direto e Indireto, Fixo Ou Variável.

2.1.1 Custo Direto e Indireto:

Direto: são aqueles que podem ser alocados diretamente a cada produto, ou seja, devem ser identificados especificamente para cada produto.

Exemplo: Matéria-prima e mão de obra.

Indireto: são aqueles que não podem ser alocados diretamente a cada produto, ou seja, são passíveis de rateio para que possam integrar a cada produto.

Exemplo: Gastos Gerais de Fabricação (aluguéis, salário do chefe de produção, IPTU, etc.)

2.1.2 Custo Variável e Fixo

Custos Variáveis: São gastos necessários à produção e diretamente variáveis com o volume de produção. Quanto maior ela for maior será o custo. Os custos diretos são sempre variáveis, mas nem todo custo variável é direto.

Exemplo: numa fábrica de móveis, a madeira é uma matéria-prima para a produção e é um custo direto, pois, quanto maior for minha produção de móveis, maior será o custo com madeiras.

Custos Fixos: São gastos necessários à produção de bens ou serviços e passíveis de mudança de valor, mas não acompanham o volume de produção, por isso são considerados fixos em relação ao volume.

Exemplo: se a empresa estiver funcionando em um galpão alugado, o gasto com aluguel do galpão é um custo fixo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com