Atps De Algoritmo
Ensaios: Atps De Algoritmo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jbis • 16/10/2014 • 1.754 Palavras (8 Páginas) • 326 Visualizações
Nome: Bruno Rodrigues Teodoro R.A 9895556276 Curso: Engenharia elétrica
Nome: Bruno Prudente Lourenço R.A 9299544160 Curso: Engenharia de Produção
Nome: Egnaldo Venâncio R.A 8824354987 Curso: Engenharia de Produção
Nome: Jonathan Rafael Zacarias R.A 9299544225 Curso: Engenharia
Nome: Marco Antônio Afonso R.A 9843553761 Curso: Engenharia
Nome: Paulo Roberto Pereira R.A 8875414072 Curso: Engenharia
ATIVIDADES
PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
BAURU 25 DE SETEMBRO DE 2014
Sumario
1. Algoritmos 3
2. Pseudo linguagem 4
3. Estrutura de programa 4
4. Tipos primitivos para representação de dados e variáveis 5
5. Operadores lógicos e relacionais 7
6. Características do ambiente de desenvolvimento C 7
Relatório
1. Algoritmos
São encontrados varias definições para algoritmos, por esse aspecto podemos expressar qualquer problema na forma de algoritmo, desde os mais simples aos mais complexos. No nosso dia a dia podemos nos deparar com diversos problemas que podem ser expresso como um algoritmos, desde uma troca de lâmpada ate como construir um casa ou trocar um pneu do carro. Em todos os algoritmos são identificados características comuns, são finitas e bem definidas de passos ou regras que quando realizados, produzem determinados resultados.
Exemplo de Construção de um algoritmo:
Imagine que o pneu do seu carro furou na estrada para resolver este problema você pode usar um algoritmo. Vamos ao exemplo.
Inicio
• Ligue o pisca alerta;
• Abra o porta mala do carro;
• Coloque o triangulo de sinalização;
• Tire o pneu e os outros acessórios do carro;
• Afrouxe os parafusos do carro;
• Use o macaco para erguê-lo;
• Tire o pneu furado;
• Coloque o estepe;
• Coloque os parafusos;
• Abaixe o carro;
• Termine de apertar os parafusos;
• Guarde o macaco o pneu furado e o triangulo;
• Desligue o pisca alerta.
Fim
Você sem querer usou um algoritmo para resolver uma simples troca de pneu do seu carro.
Algoritmos Computacionais
Algoritmos computacionais ou programas de computador requer um nível de detalhamento mais próximo da linguagem computacional, de modo que as ações representem comandos que possam ser entendidos e realizados pelo computador. Já que sem um comando ou uma informação inicial, o computador não passara de um peso para segurar a porta.
No exemplo anterior foi aplicada uma linguagem mais próxima da natural para a construção do algoritmo, já em um programa de computador é preciso um detalhamento para que ele possa funcionar.
2. Pseudo Linguagem
Pseudo linguagem é o termo usado para tentar aproximar os algoritmos computacionais da linguagem natural, sendo especialmente adequadas para a utilização em cursos introdutórios sobre a arte de programar computadores.
Portugol é a pseudo linguagem que permite ao programador pensar no problema em si, e não no equipamento que ira executar o algoritmo. Todavia, devemos observar que mesmo com a utilização de pseudo linguagem na modelagem de soluções, é importante considerar a sintaxe em relação à forma e a semântica em relação ao seu conteúdo e significado. Esses conceitos estão representados nas linguagens de programação, reais ou virtuais, através de variáveis e ações.
3. Estrutura de Programa
Conforme definimos anteriormente, algoritmos são sequências de comandos especiais e com alguma estrutura de controle um destes comandos especiais e bastante importante é o comando utilizado para atribuir conteúdos variáveis.
O comando de atribuição tem a seguinte expressão:
• A expressão é avaliada, isto é resolvida.
• O resultado da execução da expressão é então atribuído a variável.
1. Início
2. Int x;
3. x←10+17;
4. fim;
Linha 1-O programa é iniciado.
Linha 2-Variável x é declarada
Linha 3-A expressão é avaliada e atribuída a x.
Linha 4-O programa é Finalizado.
4. Tipos primitivos para representação de dados variáveis
Os tipos primitivos de dados são atômicos, no sentido em que não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns tipos primitivos relacionam-se diretamente à sua representação interna, como é o caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente.
Existem dois tipos primitivos variáveis e constantes, como o próprio nome diz variável, é um dado que pode variar, ou seja, pode ter o seu valor alterado a qualquer momento, já as constantes não pode
...