Atps De Ciencias Contabeis Adm Financeira Etapa 2 E 3
Trabalho Escolar: Atps De Ciencias Contabeis Adm Financeira Etapa 2 E 3. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanaraf • 26/5/2014 • 1.833 Palavras (8 Páginas) • 498 Visualizações
Introdução
Ciências Sociais estuda os aspectos sociais do mundo, a vida social do individuo e grupos humanos, buscam objetividade através da utilização do método cientifico. As Ciências Sociais se desenvolveram no século XX com as obras de Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber e seu carro-chefe foi a Sociologia.
A ciencia se preocupa com o comportamento humano, onde, cada ciencia social aborda um aspecto diferente.
Etapa 1
Passo 1
A construção social da realidade
Resumo da obra
A obra mostra a realidade o que constitui a vida cotidiana do mundo. Segundo o autor, para entender a realidade da vida cotidiana é necessário ter ciência de que a filosofia é inerente a essa construção, entendida como fenômenos que existem independentes da nossa vontade, é construída por uma conjunção de fatores sociais, decorrentes da ação humana. A abordagem complementar apresenta a dialética realçada em toda a obra: O Homem constrói a realidade social ao mesmo tempo em que é por ela influenciado.
Coexistem diversas realidades, mas a que atua como com maior intensidade na dialética comentada é a realidade da vida cotidiana, que apresenta comportamentos diferentes entre o homem simples e o filósofo. Sustentada pela realidade da vida cotidiana, a sociedade se apresenta em duas perspectivas complementares, como realidade objetiva e como realidade subjetiva. A primeira com seus mecanismos básicos de institucionalização e legitimação. A segunda a partir de um processo de interiorização da primeira, com seus mecanismos de interiorização, dependente ou não das estruturas sociais, complementados pelas teorias sobre a identidade e pela relação entre o organismo e a identidade, dando ao indivíduo uma condição única na sociedade, embora por ela influenciado. Entendo que construímos uma realidade o qual somos influenciados geralmente argumentamos com intensidade a realidade da vida cotidiana que a sociedade representa em duas representações complementares a realidade objetiva e subjetiva, ou seja, pessoa que age pela razão ou pela emoção. Esta condição única do indivíduo na sociedade é construída tendo como elementos básicos tanto os aspectos culturais do grupo social no qual o indivíduo está inserido, quanto as escolhas e os critérios de decisão do referido.
Passo 2
Cultura É um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc.), estando em permanente processo de mudança.
Individuo Responsável por sua ação, é apenas o ser humano que podem ou não participarem de grupos.
Sociedade Sociedade são o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes e que interagem entre si formando uma comunidade.
Passo 3
Problema e Solução No Brasil a Saúde vem sendo um dos principais problemas de alta complexidade da atualidade. Os gestores encontram muita dificuldade em lidar com as questões relacionadas à saúde/doença quando se trata da qualidade do atendimento, principalmente no Sistema Único de Saúde (SUS).Para minimizar o problema foi desenvolvido o cartão SUS que é um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e conter dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados em qualquer lugar do país, futuramente com avanços da tecnologia esta funcionalidade acredito que será desenvolvida com a seu próprio dedo digital.
Etapa 2
Passo 2.1
A classe operaria vai ao paraíso. O personagem central do filme é conhecido pelo apelido de Lulu. Ele é um metalúrgico considerado como o operário-padrão pela gerência da fábrica na qual trabalha, devido ao fato do mesmo se submeter voluntariamente a um ritmo desumano de produção, no qual presta-se a servir de parâmetro para calibrar a produtividade dos colegas; quando os engenheiros de produção passam a exigir que os demais produzam tantas peças/tempo quanto ele visando apenas o aumento dos lucro, equiparando os operários a simples máquinas de produção. Com o objetivo de ganhar um valor extra no salário o personagem central acaba trabalhando varias horas consecutivamente, o que ocasionou o desenvolvimento de vários problemas como, por exemplo, o cansaço físico, a ocorrência problemas comportamentais. Como resultado de todos esses fatores, Lulu acaba tornando-se vítima de um acidente de trabalho no qual perde um dedo. Somente a partir deste fato lulu passa a refletir sobre suas atitudes em relação ao trabalho, pois o mesmo antes não fazia objeções a nada somente queria agradar a seus patrões, passando a partir deste fato a se questionar se suas ações são realmente as corretas. Com isso ele desenvolve o interesse em participar do movimento sindical local, mas precisamente o de visão radical, que está justamente em luta contra esse sistema de produção por peça, que representa um retrocesso em relação à remuneração por tempo de trabalho do individuo. Podemos observar no decorrer deste filme o conceito clássico da alienação desenvolvida pelo capitalismo, no qual se pode ter a imagem do operário-padrão, sem consciência, pois acredita que o trabalho duro pode lhe dar os meios para melhorar de vida, desta forma e condicionado a pensar, atuar sem que realmente reflita sobre seus atos sendo que a fabrica controla seu tempo seu corpo e seu saber. Por acreditar neste fato, persegue incessantemente as metas traçadas pelos gerentes. Mas o dinheiro nunca é o suficiente para satisfazer a todas as necessidades. O desgaste físico e mental impede que o trabalhador obtenha alguma satisfação até mesmo dos objetos de consumo aos quais tem acesso. A solução para esta questão somente será descoberta através de muita luta e sofrimento. Pois não se trata da solução de um problema individual, mas sim de uma coletividade por abranger grande parte dos seres humanos
...