TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Contabilidade

Casos: Atps De Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  2.281 Palavras (10 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 10

O OBJETIVO DA CONTABILIDADE

A contabilidade tem como objetivo fornecer informação de natureza econômica, financeira, física, aos usuários internos e externos de uma entidade. Todavia a demonstração contábil contribui para o controle de fatos passados e presentes. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.

Dentro dos conceitos contábeis temos o Ativo e o Passivo que tem como função descriminar o que são bens, direitos e obrigações a serem realizadas dentro de uma entidade.

ATIVO

É considerado um termo para expor um conjunto de Bens, Créditos, Valores e Direitos que possam formar o patrimônio de uma pessoa, sendo singular ou coletiva, o ativo em uma empresa deve trazer resultados que possam ser utilizados dentro do prazo de sua vida útil, uns dos exemplos seria a viabilidade na aquisição de algo que se faz necessária, para manter a sua atividade ou mesmo para se desfazer de algo que não será mais útil para a empresa.

ATIVO INTANGIVEL

Representado por bens e direitos associados a uma organização, de acordo com contabilidade financeira, na categoria ativo do balanço patrimonial as contas devem estar dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nela registrados, dividido em dois grupos principais: ativo não circulante e ativo circulante. Não circulantes dividas de clientes, divida dos estados, divida de terceiros entre outros. Ativo circulante deposita bancario, dinheiro em caixa, mercadorias para vender entre outros. Nesta classificação, leva-se em consideração se o capital aplicado na compra dos bens está sendo movimentado ou não. Se o dinheiro aplicado, na compra de bens, não gira, não circula, fica parado, os bens são classificados como Bens IMOBILIZADOS. Caso contrário, receberão a classificação de CIRCULANTES. Os primeiros destinam-se ao uso e à manutenção das atividades da entidade, sendo às vezes alugados. Os últimos são destinados ao consumo ou à comercialização pela entidade, ou seja, o dinheiro circula, movimenta, não fica imobilizado.

PASSIVO

O passivo representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem com terceiros. É tudo o que ela deve, ou seja, as dividas que ela contraiu, os passivos resultam das transações que permitem as entidades adquirirem recursos, podendo ser impostos a uma entidade pelo governo através de impostos, multa entre outros. São exemplos de Passivos: duplicatas a pagar, salário a pagar, aluguel a pagar, encargos sociais a pagar, juros a pagar entre outros. O passivo deve permanecer registrado até o encerramento da divida, quando acontece o pagamento da obrigação.

A despesa provoca diminuição do ativo ou aumento do passivo, com consequente diminuição do Patrimônio Liquido.

As despesas de uma empresa ocorrem no decorrer das suas atividades normais, que são os gastos, desembolsados ou devidos pela mesma, necessário ao desenvolvimento de suas operações e este presente no setor administrativo, financeiro, comercial e marketing. São os gastos gerados em uma empresa, como custo de venda, salários e etc.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

O Patrimônio Líquido pode ser caracterizado pela diferença entre Ativo e Passivo, ou seja, é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas. Ele representa o registro do valor que os proprietários de uma empresa têm aplicado no negócio. No caso em que o valor do Patrimônio Líquido é negativo é também denominado de "Passivo a Descoberto". Isto ocorre quando o valor das obrigações para com terceiros é superior ao dos ativos.

RECEITAS

Receita é o acréscimo de benefícios econômicos e monetários em uma Entidade ou patrimônio, no período contábil, como entrada de ativos de exigibilidade, dinheiro ou créditos que representam direitos, que redunda num acréscimo do patrimônio líquido e é obtido através das atividades da empresa, ou seja, do faturamento. ¨é a expressão monetária do agregado de produtos ou serviços transferido por uma entidade para os seus clientes durante um período de tempo. ¨

A contabilidade hoje é de grande importância para qualquer tipo de entidade entre elas mais comum às pequenas e grandes empresas que utilizam de seus serviços, o controle de entrada e saídas é fundamental para que a finalidade de qualquer entidade possa chegar ao êxito e ao equilíbrio de suas finanças. Talvez o perfil empreendedor faça com que a empresa consiga sobreviver por um período sem essas informações, mas ao longo prazo essa falta de conhecimentos básicos para a gestão dos negócios poderá levar a entidade ao fracasso.

O que se verifica normalmente é que as não dispõem de todos os documentos necessários para que lhe seja dado às informações que realmente necessitam, desta forma não é possível mensurar exatamente qual é o valor de seus ativos, passivos, receitas e despesas e o resultado que se adquire não define realmente a situação da empresa.

Com as informações expostas com clareza o administrador tem em mente os valores que podem ser investidos, os gastos que necessitam serem reduzidas, as vantagens e desvantagem que o atual período da empresa se dispõe. Sendo de total importância de coletar as informações em sua total veracidade, pois, dependendo do critério adotado na mensuração e reconhecimento das informações, o Patrimônio Líquido da empresa poderá se apresentar de forma diferente, afetando acionistas, fisco e sociedade.

CONCLUSÃO

Aprendemos com este trabalho os conceitos básicos da Contabilidade, Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas, Ativo Intangível e a grande importância de coletar as informações em sua total veracidade, pois, dependendo do critério adotado na mensuração e reconhecimento das informações, o Patrimônio Líquido da empresa poderá se apresentar de forma diferente, afetando acionistas, fisco e sociedade. Que é demonstrado através do Balanço Patrimonial (BP), a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC).

Para todas estas demonstrações e as atuações do profissional contábil, há uma obrigatoriedade em obedecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com