Atps De Contabilidade
Dissertações: Atps De Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daminy • 19/8/2014 • 828 Palavras (4 Páginas) • 242 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ........................................................................................... Pág. 3
ETAPA 3 .................................................................................................... Pág. 4
Passo 2 ............................................................................................ Pág. 4
Lançamentos Contábeis ................................................................. Pág. 6
Razonetes ......................................................................................... Pág. 9
Balancete de Verificação ................................................................ Pág. 11
ARE ................................................................................................... Pág. 12
Balanço Patrimonial ........................................................................ Pág. 13
DRE ................................................................................................... Pág. 14
CONCLUSÃO ............................................................................................ Pág. 15
REFERÊNCIAS BLIBLIOGRÁFICAS........................................................ Pág. 16
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a empresa Sem-Info, uma empresa de grande porte do ramo tecnológico que terceiriza sua contabilidade para a empresa de assessoria e consultoria contábil WordCont Serviços Contábeis.
São objetivos deste trabalho, elaborar uma resenha do artigo “A escrituração contábil: necessidade ou luxo” e “Vantagens da escrituração contábil” e, registrar pelo método das partidas dobradas, no diário e em razonetes, os eventos não registrados pela empresa.
A ATPS se encontra organizada em 1 etapa, esta contendo seus respectivos passos: passo1: o qual não precisa ser desenvolvido. Passo 2: Elaborar uma resenha dos seguintes artigos: “A escrituração contábil: necessidade ou luxo?” e “Vantagens da escrituração contábil”. Passo 3: Registrar pelo método das partidas dobradas, no diário e em razonetes, os eventos não registrados pela empresa.
A metodologia usada foi pesquisa bibliográfica enriquecida em leituras de sites contábeis.
Passo 2 – Elabore uma resenha do artigo “A Escrituração contábil: necessidade ou luxo?” e “vantagens da escrituração contábil”.
Com a globalização o mundo passou a viver em constante mudança, onde a importância da informação é indiscutível, sem ela, empresas de grande, médio ou pequeno porte “quebram” com facilidade.
A “vida” de uma organização ou uma empresa é mensurada pela sua saúde financeira, e nada melhor que a escrituração contábil para demonstrar isso, o que deixa óbvio que esta ultima é uma necessidade e não um luxo.
Segundo o Código Civil Brasileiro – Lei 10.406/2002, a partir do artigo 1.179, o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
Existe alguma “classe empresarial” dispensada dessas exigências? Sim, o pequeno empresário, que é caracterizado como microempresa, tendo a receita bruta anual de até R$60.000.
O objetivo da contabilidade é o patrimônio, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações da organização e suas respectivas variações e mensurações, ter um controle deste é primordial.
O controle do patrimônio é feito através da escrituração contábil, com registros de fatos administrativos que alteram de forma qualitativa ou quantitativa o patrimônio. Há ainda aspectos cíveis, comerciais e tributários, pois a escrituração regular comprova em juízo fatos cujas provas dependam de perícia contábil, oferece maior controle financeiro e econômico a entidade, facilita acesso ás linhas de crédito, etc.
Existe diferença entre escrituração contábil e simples registros de livros específicos? Sim, é errôneo se basear apenas em um simples livro, como por exemplo, o livro caixa, visto que a contabilidade como ciência, utiliza-se de informações advindas de todos os setores da empresa.
A contabilidade deve escriturar toda a movimentação financeira, inclusive bancária, contendo a movimentação das contas: caixa, bancos conta corrente, bancos conta aplicações, numerários em trânsito, entre outras. O livro que contém o movimento dessas contas é o Livro Razão. No Livro Diário,
...