Atps De Contabilidade
Exames: Atps De Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Oamorim • 6/9/2014 • 3.603 Palavras (15 Páginas) • 248 Visualizações
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN –SP.
2º SEMESTRE - NOTURNO
Nome: Edilene Maria de Souza /R.A.: 821.290.7997
Nome: Marcio Tadeu de Freitas /R.A.: 724.759.6420
Nome: Octavio Dorta Amorim / R.A.: 742.167.9862
ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS
PROCESSO ADMINISTRATIVO.
ETAPAS 1 E 2.
Professora: Marieta Barboza Pereira.
São Bernardo do Campo, 02 de abril 2014.
Página 2 de 19
Ciências Contábeis – 2° Semestre – Processo Administrativo.
SUMARIO
Introdução. Pg. 03
O processo administrativo: Planejamento da ação empresarial. Pg. 04
Conceito de Empresa, gestor e empresário. Pg. 05
Empresas sistemas abertos missão, visão e valores organizacionais. Pg. 07
Qualidades dos Gestores. Pg. 09
O nome fantasia. Pg 12
Planejamento Estratégico. Pg 13
Organograma. Pg 15
Tarefas a serem Executadas. Pg 16
Planejamento Estratégico em Prática. Pg. 17
Bibliografia. Pg. 19
Página 3 de 19
Ciências Contábeis – 2° Semestre – Processo Administrativo.
1. Introdução
Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS é um trabalho proposto em etapas e deve ser desenvolvido em equipe acompanhado pelo professor. Tem por objetivo favorecer o aprendizado, promover estudos, pois leva o aluno a aplicar a teoria em situações próximas à realidade que poderá enfrentar ao exercer a função de gestor.
Possui um desafio específico que consiste em desenvolver um trabalho de consultoria para uma Cafeteria na qual seu proprietário está com dificuldades para gerenciar o negócio.
Página 4 de 19
Ciências Contábeis – 2° Semestre – Processo Administrativo.
2. O processo administrativo: Planejamento da ação empresarial.
Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?
As principais habilidades para um gerir um negócio com sucesso englobam: as habilidades técnicas que são todos os conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das tarefas específicas. A habilidade humana e as habilidades conceituais o que poderá definir o comportamento e ações futuras para resoluções de problemas, tais como:
Adaptabilidade:
Adaptação de diversas regras e empresas independentes do ramo e do porte da empresa; saber o que faz, para quem e aonde quer chegar. Ser humilde em solicitar ajuda, ou conselhos de outros profissionais da empresa onde trabalha ou de outros colegas de profissão, quando necessário.
Resiliência:
Alcançar os objetivos com pressão do dia a dia sabendo que faz parte do jogo, isto é ter a capacidade de amoldar-se às mudanças, que ocorrem frequentemente no mundo das organizações.
Interatividade:
Capacidade de interação com outros profissionais, competência em atrair os bons profissionais, de confiança. Saber mantê-los ao seu lado, colocando-se como referência. Também direcionar os profissionais que tem ao seu lado e extrair, os conhecimentos deles. Compartilhar as decisões, comemorar a cada conquista alcançada com a equipe, trabalhar junto da equipe por igual ou até mesmo trabalhar mais do que a própria equipe. Pois a proximidade com a equipe facilitará conhecê-la e aumentará a visão dos perfis dos profissionais que estão sob sua direção.
Polivalência:
É a possibilidade em continuar mostrando resultados mesmo quando muda de setor, isto é trabalhar bem em diversos setores e departamentos extraindo o máximo de experiência e conhecimento de cada um em por onde passou. Assim desenvolver uma visão estratégica e global de onde chegar e como chegar.
Página 5 de 19
Ciências Contábeis – 2° Semestre – Processo Administrativo.
Ponderação:
Avaliar as condições e demitir os profissionais para minimizar custos, buscar inovação para prestar bons serviços, alterar decisões que mudam todo o caminho planejado para empresa e até mesmo o destino de alguns profissionais. Também deve avaliar o quão benéfico será as alterações a serem tomadas para empresa, profissionais e o ambiente ao redor.
3. Conceito de Empresa, gestor e empresário.
Empresa:
É a unidade econômico-social de produção de bens ou serviços, é todo empreendimento humano que quer apresentar soluções para os problemas da sociedade por isto, procura reunir e integrar os recursos humanos e não humanos, físicos, tecnológicos, mercadológicos e a competência para alcançar os objetivos para continuar existindo ou ainda aumentar os recursos que foram alocados inicialmente, geralmente tem um objetivo específico gerar lucros.
As empresas podem ser classificadas por setores de acordo com a atividade econômica que desenvolvem:
Setor primário: são aquelas utilizam recursos obtidos através da natureza como é o caso das agrícolas, pesqueiras ou pecuárias.
Setor secundário: são dedicadas à transformação de matérias-primas, por exemplo, como acontece com as industriais e as da construção civil.
Setor terciário: as empresas que se dedicam à prestação de serviços ou ao comércio.
Página 6 de 19
Ciências Contábeis – 2° Semestre – Processo Administrativo.
Outra classificação igualmente possível para as empresas é de acordo com a sua
...