Atps De Física II
Pesquisas Acadêmicas: Atps De Física II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexgroove • 18/5/2013 • 744 Palavras (3 Páginas) • 581 Visualizações
Camada de Ozônio
O que é a camada de ozônio?
É um revestimento de ozônio que envolve a Terra e protege de vários tipos de radiação. O aumento do uso do CFC, que é o gás mais prejudicial à camada, causa sua destruição, já que quebra as moléculas de ozônio. Há alguns anos foi descoberto um buraco sobre a Antártida que tem 31 milhões de quilômetros quadrados.
Como o CFC prejudica o ozônio?
As moléculas chegam à estratosfera e são expostas a uma grande quantidade de raios ultravioleta. O átomo de Cloro se desprende e rompe o O3 formando ClO e O2. Depois o cloro se desprende do oxigênio e passa a destruir o ozônio.
Quais são as possíveis conseqüências?
Aumento da incidência do câncer de pele, devido à ação dos raios ultravioletas.
Aumento do efeito estufa, o que causaria o crescimento de temperatura. Assim, descongelaria as geleiras polares, aumentando o nível das águas nos oceanos.
Efeito Estufa
O que é efeito estufa?
É uma propriedade que regula a temperatura terrestre, através de gases presentes na atmosfera. Esses gases permitem a passagem dos raios solares e absorvem parte do calor da Terra. Sem o efeito estufa a temperatura média da superfície do nosso planeta seria de -18°C, enquanto a média com o efeito é de 15°C.
Quais são os gases estufa?
Dentre os gases estufa destacam-se o dióxido de carbono, o metano, o CFC (cloro, flúor, carbono), o óxido nitroso, etc. Quando esses gases são perturbados afetam a temperatura terrestre. A tabela abaixo mostra o aumento em volume desses gases:
Gases de efeito estufa % em volume
CFC 14
Metano 18
Dióxido de carbono 49
Óxido nitroso 6
Outros 13
Chuva Ácida
A chuva ácida é um fenômeno que surgiu com a crescente industrialização do mundo, em relação direta com a poluição do ar, manifestando-se com maior intensidade e maior abrangência nos países desenvolvidos. Não obstante, tal fenômeno começa a manifestar-se também em pontos isolados, em países como o Brasil.
As emissões de fumaça das usinas termelétricas à base de carvão, das indústrias de celulose, das refinarias, dos veículos automotores, assim como qualquer poluente gasoso lançado na atmosfera, contribuem para a formação de chuva ácida. Compostos de enxofre e nitrogênio são os principais componentes desta chuva, que pode se manifestar tanto no local de origem, como a centenas de quilômetros de distância. Um exemplo disto; é a mineração de carvão em Criciúma, em Santa Catarina, que é responsável pela chuva acidificada pelo enxofre emanado do carvão depositado, que se mistura às formações de nuvens, em suspensão no ar. Esta chuva quando transportada pelos ventos vai cair, por exemplo, no parque nacional de
...