TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Quimica Sobre Aluminio 2 Etapa

Casos: Atps De Quimica Sobre Aluminio 2 Etapa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 3

O Alumínio é o terceiro elemento em abundância na natureza, sendo o oxigênio o primeiro e o Silico o segundo. Como elemento metálico, perde somente para o metal Silico. Em temperatura ambiente ele está no estado sólido, ou seja, tem volume e forma definido.

O elemento alumínio foi descoberto há apenas 160 anos e aproximadamente 100 anos desde que foi definido um processo de produção viável. A principal razão pela qual ele, não foi descoberto antes, é que o alumínio não aparece em sua forma metálica por natureza. O alumínio é encontrado na maioria das rochas, argilas, solos e vegetações combinado com oxigênio e outros elementos.

Sua resistência e leveza vêm reduzido o peso dos aviões e dos carros, ônibus, caminhões, trens e navios. Hoje a forma mais conhecida do alumínio seja a metálica, o alumínio não ocorre na forma elementar na natureza. Devido á alta afinidade pelo oxigênio, ele é encontrado como íon AL³, na forma combinada, em rochas e minerais.

A variedade de aplicações do alumínio está relacionada com suas características físico-químicas com, destaque para seu baixo peso específico.

A obtenção do alumínio é feita a partir da extração do mineral bauxita (em forma de rocha, que contêm cerca de 35% a 55% de oxido de alumínio). Terceiro mineral mais presente na crosta terrestre, a bauxita, uma mistura mineral, com óxidos e hidróxidos de alumínio, é indispensável para a produção do alumínio. Atualmente as reservas naturais são de 32 bilhões de toneladas, sendo as reservas do Brasil de 3,5 bilhões, segundo dados do instituto Brasileiro de mineração (Ibram) o que torna o País o terceiro maior produtor de bauxita no mundo. As maiores reservas produtoras de bauxita estão na região amazônica, no Pará, e na região de Poços de Caldas e Cataguases, em Minas Gerais.

A produção do alumínio é constituída por uma série de reações químicas. Até mesmo a bauxita é formada por um processo químico natural, proveniente da infiltração de água em rochas alcalinas em decomposição. Este minério pode ser encontrado próximo à superfície com uma espessura média de 4,5 metros. Sua extração é geralmente realizada a céu aberto com o auxílio de retroescavadeiras.

Antes de iniciar a mineração da bauxita, é necessário ter o cuidado de remover a terra fértil sobre as jazidas juntamente com a vegetação e reservá-la para o futuro trabalho de recomposição do terreno. Este trabalho, que acontece após a extração, é muito importante para a preservação do meio ambiente.

Depois de minerada, a bauxita é transportada para a fábrica, aonde chega ainda em seu estado natural (rocha). Lá, é iniciada a primeira de muitas reações químicas. A bauxita é moída e acrescida de uma solução de soda cáustica, que a transforma em pasta. Aquecida sob pressão e recebendo novas quantidades de soda cáustica, esta massa se dissolve e forma uma solução que passa por processos de sedimentação e filtragem.

Relatório

O aço pode sim ser substituído pelo alumínio dependendo que será produzido, um painel de carro, por exemplo, pode ser apenas aumentando-se um pouco a espessura da peça. Por outro lado, essa solução não é muito eficiente quando se deseja alcançar elevadas reduções de peso e limitar os custos de produção. Em termos de dimensões, considerando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com