Atps Educação Profissional Etapa 2
Casos: Atps Educação Profissional Etapa 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nicecdp • 21/5/2014 • 400 Palavras (2 Páginas) • 777 Visualizações
ETAPA 2
Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares
Perguntas:
1.1- Como a educação informal pode contribuir para a redução da exclusão da população brasileira?
Ao aproximar educação não-formal e trabalho, tarefa fundamental que sustenta teoricamente este
artigo, transitamos pelos significados que a educação assumiu no decorrer do tempo para as
diferentes classes sociais e procuramos mostrar as razões pelas quais ela se restringiu ao repasse
do conhecimento socialmente produzido e a espaços criados exclusivamente para esse fim,
nascendo a necessidade de, atualmente, adjetivá-la de ambiental e não formal. Explicitamos as
diferentes formas de educação – não formal e ambiental – como trabalho humano útil à classe
trabalhadora, e buscamos aproximá-las, por entender sua complementaridade e por serem parte de
uma totalidade maior
1.2- Pesquisar pelo menos 3 (três ) definições diferentes para participação social e qual a sua importância dentro da sociedade brasileira.
O primeiro passo a ser dado na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática é possibilitar ao cidadão o acesso à informação de em que medida seus direitos são protegidos pelo Estado e de que forma eles podem acionar o poder público na defesa desses direitos. Essa, sem dúvida nenhuma, é uma tarefa, também, da educação em nosso paísqualquer que seja a sua origem (pública estatal, pública não-governamental ou privada). Essa tarefa está relacionada à noção de que a educação só é legitima quando se propõe a construir a cidadania em relação ao indivíduo e a democracia em relação à sociedade. Feitas essas considerações iniciais passaremos a discutir nas próximas linhas a participação popular, enquanto direito consagrado em nossa atual Constituição.
1.3- O que são movimentos sociais? Qual sua importância na educação.
Movimento Social é a reunião de pessoas que se põem em movimento pela conquista de algo. Em sua concepção política, movimentos sociais são compostos pelo povo, normalmente excluídos de algum direito. Os sem-tetos lutam por teto, desempregados por trabalho, etc.
Porém, após essa união, as pessoas organizadas em um movimento passam a compreender, que não adianta apenas a sua luta específica. Que sua vida não irá melhorar com a conquista apenas do teto ou da terra. Por isso, normalmente os movimentos sociais tentam convencer a população da importância de sua luta e se solidarizam com outras lutas.
Normalmente, a pessoa que não tem teto, emprego, terra, educação, acha que é por sua culpa. O movimento mostra a ela que isso são direitos, e nã oprivilégios. O movimento social tira as pessoas de seu isolamento e lhe dá identidade, dignidade.
...