TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Materia De Construçoes

Pesquisas Acadêmicas: Atps Materia De Construçoes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  4.357 Palavras (18 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 18

Etapa 3

Passo 1

1.1 Quais são as fases presentes no diagrama composição versus temperatura?

São representações gráficas das fases que estão presentes em um sistema de materiais a várias temperaturas, pressões e composições. A maioria dos diagramas de fase foram construídos segundo condições de equilíbrio (condições de resfriamento lento), sendo utilizados para entender e predizer muitos aspectos do comportamento dos materiais. Os diagramas de fases mais comuns são os de temperatura versus composição.

O diagrama de fases fornece as seguintes informações termodinâmicas sobre um sistema em equilíbrio.

1. FASES PRESENTES

2. COMPOSIÇÃO DAS FASES

3. PROPORÇÃO DAS FASES

1.2 Quais são as características de cada fase?

FASES PRESENTES localizasse temperatura e composição desejada e verifica-se o numero de fases presentes

COMPOSIÇÃO DAS FASES – Usa-se o método da linha de conecção (isoterma).Para um sistema monofásico a composição é a mesma da liga

PROPORÇÃO DAS FASES Quantidades relativas das fases , regra das alavancas

Passo 2

O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. A fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação.

1. Preparação da carga

• Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque.

• O produto resultante é chamado de sinter.

• O carvão é processado na coqueria e transforma-se em coque.

2. Redução

• Essas matérias-primas, agora preparadas, são carregadas no alto forno.

• Oxigênio aquecido a uma temperatura de 1000ºC é soprado pela parte de baixo do alto forno.

• O carvão, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro em um metal líquido: o ferro-gusa.

• O gusa é uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono muito elevado.

3. Refino

• Aciarias a oxigênio ou elétricas são utilizadas para transformar o gusa líquido ou sólido e a sucata de ferro e aço em aço líquido.

• Nessa etapa parte do carbono contido no gusa é removido juntamente com impurezas.

• A maior parte do aço líquido é solidificada em equipamentos de lingotamento contínuo para produzir semi-acabados, lingotes e blocos.

4. Laminação

• Os semi-acabados, lingotes e blocos são processados por equipamentos chamados laminadores e transformados em uma grande variedade de produtos siderúrgicos, cuja nomenclatura depende de sua forma e/ou composição química.

Passo 3 – De acordo com a figura 2 que apresenta o processamento do aço, reproduzir uma figura no mesmo padrão que apresente o processamento do material escolhido para o vasilhame.

Relatório 3 – Processamento do vasilhame

O zinco é um metal, às vezes classificado como metal de transição ainda que estritamente não seja, apresenta semelhanças com o magnésio e o berílio além dos metais do seu grupo. Este elemento é pouco abundante na crosta terrestre, porém pode ser obtido com facilidade.

É um metal de coloração branca azulada que arde no ar com chama verde azulada. O ar seco não o ataca, porém, na presença de umidade, forma uma capa superficial de óxido ou carbonato básico que isola o metal e o protege da corrosão.

Praticamente o único estado de oxidação que apresenta é 2+. Reage com ácidos não oxidantes passando para o estado de oxidação 2+ e liberando hidrogênio, e pode dissolver-se em bases e ácido acético.

O metal apresenta uma grande resistência à deformação plástica a frio que diminui com o aquecimento, obrigando a laminá-lo acima dos 100 °C.

O zinco é empregado na fabricação de ligas metálicas como o latão e o bronze, além de ser utilizado na produção de telhas e calhas residenciais. O zinco é, ainda, utilizado como metal de sacrifício para preservar o ferro da corrosão em algumas estruturas, na produção de pilhas secas e como pigmento em tinta de coloração branca.

Etapa 4 – Ligas Metálicas. Estrutura e Propriedades das Cerâmicas. Estruturas Poliméricas

Passo 1 Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet, sobre os metais e ligas listados a seguir.

1. Aço comum ao carbono:

O aço carbono comum, com médio teor de carbono, tem baixa temperabilidade. Apenas a região superficial sob alta velocidade de resfriamento é temperada. Têm maior resistência mecânica do que os aços de baixo carbono, mas menor ductilidade. Algumas aplicações: componentes estruturais que devem combinar maior resistência mecânica e tenacidade, eixos, engrenagens, rodas e equipamentos ferroviários.

2. Latão:

O Latão é uma liga metálica constituída por Cobre e Zinco. As percentagens de Zinco na liga variam entre 3 a 45%. Variando as proporções dos componentes, alteram-se as propriedades da liga. Esta liga é utilizada para fabricar objetos decorativos, dada a sua aparência brilhante que se assemelha ao Ouro; para fabricar componentes em que é necessário baixo atrito, tais como fechaduras, engrenagens, rolamentos, munições, entre outros; para fabricar instrumentos musicais, como instrumentos de sopro, e sinos, pelas suas propriedades acústicas. Uma das principais características do Latão é ser altamente maleável, sendo mais maleável que o Cobre ou o Zinco. Tem um ponto de fusão relativamente baixo e as suas características em escoamento fazem do Latão um material de fácil fundição.

3. Ferro fundido cinzento:

Entre os ferros fundidos, o cinzento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com