Atps Organização De Computadores Etapa 1
Trabalho Universitário: Atps Organização De Computadores Etapa 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafamkt • 27/5/2014 • 3.897 Palavras (16 Páginas) • 671 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ – UNIDADE II
Organização de Computadores
Prof. Ricardo Olivatto
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Etapas 1 e 2 – 1º Bimestre / 2014
Curso: Ciência da Computação
Semestre: 1º - Turma A – Ano: 2014/1
Taubaté, 28 de Março de 2014
RA Nome do Aluno
8403987681 Emersom Nascimento de Melo
9902008993 Letícia Alves Dionísio
1299191836 Luan Rafael dos Santos
8205965147 Lucas Leite de Mendonça de Souza
8686362949 Rafael Marchete dos Santos
8208911054 Valéria Virgínia da silva
8639270716 Vinícius Novaes Gabriel
Sumário
Relatório 1
Introdução
1.1................................................... Introdução à arquitetura de computadores.
1.2................................................... Computadores pessoais e equipamentos portáteis.
1.3................................................... Arquiteturas CISC e RISC.
1.4................................................... Opções disponíveis nos mercado de Ultrabooks.
1.5................................................... Opções disponíveis no mercado de Tablets.
Relatório 2
2.1................................................... Tipos e características de memória de acesso aleatório.
2.2................................................... Tipos e características de memória de armazenamento.
2.3................................................... Características de memórias utilizadas em Ultrabooks.
2.4................................................... Características de memórias utilizadas em Tablets.
Introdução
Neste trabalho, apresentaremos características e análises técnicas sobre ultrabooks e tablets. Nosso objetivo é apresentar de forma clara e objetiva os detalhes que não devem passar despercebidos em momentos de aquisição.
Serão apresentadas características de software e hardware dos equipamentos, levando também em consideração seu contexto histórico e evolução.
Um bom equipamento é aquele que possui eficiência em toda sua composição. Levando em conta as considerações descritas acima, serão apresentados relatórios que de forma objetiva irão esclarecer todos estes aspectos, tornando possível a compreensão da estrutura destes equipamentos.
Relatório 1 - Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets
1.1 - Introdução à arquitetura de Computadores
A evolução da informática se caracterizou pelo desenvolvimento de computadores com as mais diversas características e com finalidades diferentes, porém, sempre buscando maiores desempenhos e eficiência.
Ao falarmos de arquitetura de computador, devemos ter em mente a grande complexidade envolvendo todos os dispositivos responsáveis para seu funcionamento, que englobam termos conhecidos nos quais podemos destacar a CPU adotada, a capacidade de memória; capacidade do disco rígido, as memórias cache, etc.
O termo em si, pode ser utilizado em referência a vários modos, como:
- Desenho da arquitetura da CPU do computador, o seu conjunto de instruções e técnicas, como paralelismo SIMD e MIMD.
- Termo utilizado com significado análogo, ou semelhante a arquiteturas de microprocessadores (RISC x CISC).
- Arquiteturas de hardware mais generalizadas, tais como computação em cluster e arquiteturas NUMA (acesso não uniforme à memória).
- Considerando uma utilização menos formal do termo, podemos nos referir a uma descrição dos requisitos ou implementação do design para várias partes de um computador, tais como memória, placa-mãe, periféricos eletrônicos ou, mais frequentemente, CPU.
- Popularmente, arquitetura em sua definição na computação é dada como o conjunto de atributos da máquina que um programador deve compreender para que consiga programar o computador específico com sucesso.
A arquitetura computacional gira em torno das relações entre software e hardware de cada sistema. Existe uma situação onde estas características trabalhando em conjunto nos produzem o resultado desejado. Na visão da programação, os variados tipos de arquitetura geram impactos nos programas, tais variações podem estar no conjunto de instruções do processador, no tamanho da palavra, tipo e tamanho dos dados manipulados, etc.
Um computador é estruturado de forma a armazenar e manipular dados, além de fornecer informações, tudo isso de forma automática. Para isso é composto de partes eletrônicas e eletromecânicas que tornam estas operações possíveis. Também é necessário considerar o conjunto de operações e estratégias empregadas para o bom desempenho do sistema.
Resumidamente, podemos de forma superficial classificar uma estrutura básica formada por microprocessador, memória, unidade de armazenamento, dispositivo de entrada e saída, placa mãe, barramentos internos, barramentos externos, e aplicações de software como constituintes da arquitetura computacional básica. São componentes que funcionando de forma harmoniosa permitem multitarefas e altos desempenhos recorrentes de tipos específicos que podem ser de maior ou menor qualidade.
...