Atps Sem-info
Exames: Atps Sem-info. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kanvascontabeis • 27/5/2014 • 1.152 Palavras (5 Páginas) • 328 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
Administração 1°B 2011/Noite
Disciplina: Contabilidade
Professor: Nelson Campos Simões
ATPS 4ª Etapa
por
Bruna Araújo Damasceno ..................................................... 3227024333
Débora Aparecida Franco da Silva ........................................3200487871
Eduardo Henrique de Miglio Gertrudes.................................3204505050
Francielle Barbosa Ramos.......................................................3227027198
Robinson de Oliveira Junior Barbosa......................................3345519878
Thiago Augusto Santos............................................................3268575326
Belo Horizonte
2011
Introdução
É tão importante o estudo do ativo que poderíamos dizer que é o capítulo fundamental da Contabilidade, porque a sua definição e avaliação estão ligadas à multiplicidade de relacionamentos contábeis que envolvem receitas e despesas.
É crítico o entendimento da verdadeira natureza do ativo, em suas características gerais, a fim de que possamos entender bem as subclassificações que aparecem em vários tipos de padronização, em vários países. Entre nós, por exemplo, tem-se entendido o grupo pendente até há pouco vigente (antes do advento atual da Lei das Sociedades por Ações) de forma muitas vezes desfigurada, devido a mau entendimento da natureza geral do ativo. Ativo é ativo, independentemente de pertencer, por uma ou por outra classificação, a este ou àquele grupo.
Na composição do ativo de uma entidade, existem ativos materiais (ou tangíveis) e ativos imateriais (intangíveis).
Desenvolvimento
Em contabilidade, Ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.
Formas de avaliação do ativo
O balanço é um documento essencial para a análise financeira. O balanço tem de respeitar a equação fundamental da contabilidade financeira: Ativo = Passivo + Capital Próprio.
De acordo com a técnica de contabilidade financeira, na categoria ativo do balanço patrimonial, as contas devem estar dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nela registados, dividido em dois grupos principais: ativo imobilizado (ou não circulante) e ativo circulante.
Divisão detalhada de ativos do balanço patrimonial:
Imobilizado (não circulante):
Imobilizado incorpóreo
Exemplo: trespasses.
Imobilizado corpóreo
Exemplos: terrenos e recursos naturais, edifícios e outras construções, equipamentos, ferramentas.
Investimentos financeiros
Exemplos: partes de capital em empresas do grupo, títulos e outras aplicações financeiras (ver Ativo financeiro).
Circulante
Existências
Exemplos: semi-produtos, mercadorias.
Dívidas de terceiros de curto prazo
Exemplos: dívidas de clientes, títulos a receber de clientes, dívidas de cobrança duvidosa de clientes, dívidas do estado e outros entes públicos.
Depósitos bancários e caixa
Exemplos: depósitos bancários, dinheiro em caixa.
Acréscimos e diferimentos
Exemplos: acréscimos de proveitos, custos diferidos.
Ativo financeiro
Ativo financeiro é um valor mobiliário que representa direitos sobre ativos reais que podem ser tangíveis (edifícios, equipamentos, etc) ou intangíveis (conhecimentos tecnológicos, marcas, patentes, etc).
Ativo financeiro é todo e qualquer título representativo de parte patrimonial ou dívida (acções, dinheiro, letra de câmbio, etc).
Categoria de ativo empregada nos balanços que compreende os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.
A valorização de um ativo financeiro, está dependente que ocorra uma variação do risco associado a esse ativo num dado intervalo de tempo. O conceito de investimento envolve dois aspectos muito importantes: Tempo e Risco. Investir significa "sacrificar algo agora" para obter "benefícios no futuro".
O ativo intangível é um grupo do Balanço Patrimonial, que tem como principal característica a potencialidade de gerar benefícios futuros para as empresas. De acordo com Hendriksen e Breda (1999), ativos devem ser definidos como potenciais fluxos de serviço ou como direitos a benefícios futuros que estão no controle da organização.
Definição de ativos intangíveis
De acordo com a lei 11,638, de 28 de dezembro de 2007, ativo intangivel são direitos que tenham por objeto béns incorpóreos destinados á manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquerido
Passivo
Representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros.
É tudo que deve; as dívidas que ela contraiu.
Assim se uma empresa adquire um veículo para pagamento a prazo, a posse do mesmo representa um ativo. Mas por outro lado, a empresa passa a ter uma obrigação para com a pessoa ou empresa que vendeu o veículo.
Assim, ela passa a ter uma obrigação, que representa um passivo exigível.
Exemplos de passivos:
Duplicatas a pagar, salários a pagar, aluguéis a pagar, encargos sociais a pagar, juros a pagar, impostos a pagar
Passivo
...