Atps Teoria Geral Da Administração
Artigos Científicos: Atps Teoria Geral Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gaahborges • 24/11/2013 • 2.237 Palavras (9 Páginas) • 414 Visualizações
Etapa 1 - Passo 1.
A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é , aquele que presta um serviço a outro.
Hoje, a tarefa da administração foge da definição inicial e sua tarefa é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, afim de alcançar os objetivos da maneira mais adequada.
A teoria geral da administração começou com o que chamamos de “ênfase nas tarefas” (atividades executadas pelos operários em uma fábrica) com a administração científica de Taylor.
Administrar não é fácil como se pensa. Envolve toda uma questão de planejamento (curto, médio e longo prazo) onde de projeta os objetivos a serem alcançada, organização dos recursos que auxiliaram a atingir o objetivo, controle destes recursos e direção do mesmo. o administrador além de conhecimento (formal - aprendido em escola, cursos ou informal - experiências de vida) deve ter habilidade e atitude para guiar uma empresa rumo ao objetivo fim. A administração como qualquer outra área passou por uma serie de mudanças ao longo do tempo: Administração cientifica (TAYLOR): base homem/máquina Administração clássica (FAYOL): introdução das necessidades do homem Administração burocrática (WEBER): burocracia para melhorar o processo (quando mal usada atrapalha) Administração de Recursos humanos, dentre outras.
Cada uma das teorias administrativas buscou privilegiar uma destas cinco variáveis:
*Tarefas
*Estrutura
*Pessoas
*Ambiente
*Tecnologia
As cinco variáveis, até hoje constituem os principais componentes no estudo da Administração de Empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo, cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes. Modificações em um provocam modificações em maior ou menor grau nos demais.
Na realidade a adequação destas cinco variáveis (tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente) constitui o principal desafio da administração.
No início do século XX dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. Um era americano Wilson Taylor e desenvolveu a Escola da Administração Científica. ( aumento da eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário.
O outro era europeu, Henri Fayol, e desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência através da estruturação e disposição dos órgãos componentes das organizações e suas inter-relações.
Estas duas orientações juntas formam então o que chamamos de Abordagem Clássica ou Tradicional da Administração.
Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo do processo que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias, a era agrícola foi superada, a máquina foi suplantando o trabalho humano, uma nova
relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.
Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
A Revolução Industrial ocorreu primeiramente na Europa devido a três fatores: 1) os comerciantes e os mercadores europeus eram vistos como os principais manufaturadores e comerciantes do mundo, detendo ainda a confiança e reciprocidade dos governantes quanto à manutenção da economia em seus estados; 2) a existência de um mercado em expansão para seus produtos, tendo a Índia, a África, a América do Norte e a América do Sul sido integradas ao esquema da expansão econômica européia; e 3) o contínuo crescimento de sua população, que oferecia um mercado sempre crescente de bens manufaturados, além de uma reserva adequada (e posteriormente excedente) de mão-de-obra.
Etapa 1 - Passo 2
Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial? Por quê?
Sim. Porque a revolução industrial nunca para, o homem sempre vai evoluir e criando ferramentas para melhorar o que já existe e o que ainda não existe, só que agora com muito mais velocidade, tecnologia e precisão.
Etapa 1 – Passo 3
Os conceitos levantados no passo 1 e 2 é que a administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam administradas com planejamento, organização, direção, e controle. O ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas na busca de realizar objetivos da organização bem como de seus membros.
Etapa 1 – Passo 4
A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento de necessidades das pessoas e a administração que faz a organização ser capaz de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.
A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetos, individual, familiar, grupal, organizacional ou social, tem seu impacto sobre o desempenho das organizações. Administrar não é fácil como se pensa, envolve toda uma questão de planejamento (curto, médio e longo prazo) onde de projeta os objetivos a serem alcançada, organização dos recursos que auxiliaram a atingir o objetivo, controle destes recursos e direção do mesmo.A administração tem uma série de características entre elas: um circuito de atividades interligadas, buscar de obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis, envolver atividades de planejamento, organização, direção e controle.
O planejamento consiste em definir objetivos para traçar metas, assim identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. O planejamento ocorre com base em muito estudo, muita pesquisa, antes da implantação de qualquer coisa, ele pode durar
...